Bosch Imprensa
Releases
Releases Anteriores
Press Kit
Calendário de Eventos
Banco de Imagens Nacional
Banco de Imagens Internacional
Press Forum Internacional
Serviços
Contatos
Solicitações de Imprensa
 
 

topo da página
Informações institucionais
Centro de Memória Bosch completa 10 anos
Centro de Memória Bosch completa 10 anos

- Documentos retratam a história da Bosch no Brasil e o desenvolvimento das cidades onde a empresa está inserida
- Cerca de 60 mil documentos iconográficos (imagens)



Campinas - O Centro de Memória Bosch foi criado em 2003, com o objetivo de resgatar, organizar, preservar e disponibilizar a comunidade o patrimônio histórico-cultural da empresa. Composto por amplo acervo de documentos textuais, fotografias, filmes e objetos reunidos ao longo de quase 60 anos de presença da Bosch no Brasil, o Centro de Memória tem um papel fundamental na preservação da história da empresa no País.

Localizado na matriz da empresa, em Campinas, o Centro de Memória é responsável pela preservação e tratamento técnico de cerca de 60 mil documentos iconográficos (imagens) e dois mil arquivos audiovisuais. Os principais conjuntos fotográficos datam do final da década de 1950 até os dias atuais.

"Além de fonte de pesquisa sobre a história da empresa no País, o acervo também contribui para estudos sobre o desenvolvimento dos municípios onde a Bosch está localizada e também sobre os aspectos da sociedade brasileira durante o processo de urbanização dessas cidades", informa Sandra Reis analista de Acervo Histórico do Centro de Memória Bosch.

O Centro de Memória é um dos principais projetos culturais mantidos atualmente pelo Instituto Robert Bosch. Por meio do Boschdoc é possível fazer pesquisas na base de dados do acervo documental do Centro de Memória Bosch.

Destaques
- Cerca de 60 mil documentos iconográfios.
- Cerca de 2 mil documentos audiovisuais.
- Acervo é composto por catálogos de produtos, relatórios anuais, folders, revistas, cartazes, calendários, anúncios, atas, clipping de matérias, press-releases etc.
- Mais de 1 mil pesquisas atendidas.
- Duas exposições no hall principal da matriz da empresa e duas exposições itinerantes.
- Publicação de um livro histórico (2004).
- Dois prêmios de projetos especiais em responsabilidade histórica: Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria Memória Empresarial e Responsabilidade Histórica, em 2007, e o Bosch Communication Awards, na categoria Projetos Especiais, em 2008.
- Cadastro de 954 pesquisadores.
- Integrante da Rede de Centros de Memória Empresarial, que reúne empresas que compartilham suas experiências e desafios voltados à organização, disponibilização de seus acervos e produtos gerados por eles.

Fazem parte da Rede de Centros de Memória Empresarial: Centro de Memória Bunge, Centro de Documentação e Memória Klabin, Memória Votorantim, Centro de História Unilever, Memória Globo, Espaço Memória Itaú Unibanco, Centro de Memória J. Macedo, Centro de Documentação e Memória Gol, SESC Memórias, Memória Petrobrás, entre outros. Além da reflexão sobre a importância da Memória Empresarial, a Rede visa fortalecer a prática dos centros de memória no contexto de suas empresas.

Mais informações e acesso ao Boschdoc: http://centrodememoria.institutorobertbosch.org.br/cm/Index.asp

In Press Porter Novelli
Atendimento:
Alessandra Nascimento
tel.: (19) 2103-2325
e-mail: alessandra.nascimento@inpresspni.com.br

Bruna Gomes
tel.: (11) 3323 1541
e-mail: bruna.gomes@inpresspni.com.br

Coordenadora:
Lia Mara Sacon
tel.: (11) 3323-3783
e-mail: lia.sacon@inpresspni.com.br

O Instituto Robert Bosch é a entidade responsável pelos programas sociais da Robert Bosch América Latina. Foi constituído em 1971, em Campinas, inicialmente como Associação Beneficente Robert Bosch. Atualmente, o Instituto é responsável pelo desenvolvimento, gestão e apoio de projetos sociais que são realizados principalmente nas cidades de Campinas-SP, Curitiba-PR, Pomerode-SC e Aratu-BA, onde a Bosch esta presente com as suas fábricas. Além do seu próprio programa, chamado Peça por Peça e desenvolvido com escolas nos bairros das comunidades vizinhas das fábricas, o Instituto Robert Bosch apoia projetos de outras entidades e ONGs alinhados a política de responsabilidade Social do Grupo Bosch que, aqui no Brasil, tem como foco a educação de crianças e jovens. Anualmente, o Instituto Robert Bosch investe aproximadamente R$ 3 milhões nos programas realizados no Brasil. Para mais informações acesse o site: www.institutorobertbosch.org.br

13/11/2013
Downloads
Release (281kb)
 
Acervo Audiovisual
II05276.JPG (623298 Bytes)
 
Acervo fotográfico
II05277.JPG (1658226 Bytes)
 
Exposição marca Bosch em 2007
II05278.JPG (2970751 Bytes)
 
Hall Centro de Memória
II05279.JPG (680892 Bytes)
 
Hall do Instituto Robert Bosch
II05280.JPG (665480 Bytes)
 
Higienização do acervo fotográfico
II05281.jpg (886348 Bytes)
 
Cópia do registro da primeira patente
II05282.jpg (1225381 Bytes)
 
Autor
Alessandra Nascimento
Voltar