Bosch Imprensa
Releases
Releases Anteriores
Press Kit
Calendário de Eventos
Banco de Imagens Internacional
Press Forum Internacional
Serviços
Contatos
Solicitações de Imprensa
 
 

topo da página
Sistemas de Segurança
CES 2017: Bosch apresenta soluções para casa inteligente
- Aplicativo Bosch Smart Home facilita o dia a dia
- Pesquisa realizada pela Bosch e Twitter em seis países destaca preferências quando o assunto é casa conectada
- Economia de energia, processos automáticos e segurança são destaques na pesquisa



Stuttgart / Las Vegas - A Bosch oferece diversas soluções para casas inteligentes, como o sistema Smart Home Bosch, que conta com dispositivos conectados por meio de um controlador e que se comunicam para realizar diferentes funções. Com este aplicativo é possível controlar e monitorar a iluminação, a temperatura do ambiente e os detectores de movimento por tablet ou smartphone, por exemplo.

Durante a CES 2017, a empresa apresentará ainda as demais funcionalidades do sistema com a inclusão de um alarme de fumaça e do detector de movimento, assim como o Scenario Manager, que na presença de fumaça, o detector ativa uma sirene no dispositivo e envia uma mensagem ao proprietário da casa por meio de um aplicativo. Uma função adicional inteligente também permite que uma sirene seja usada para assustar visitantes indesejados. O Scenario Manager possibilita que a casa conectada seja ainda mais intuitiva e ofereça suporte às tarefas do dia a dia, como: ajustar a temperatura, acionar os eletrodomésticos e desligar as luzes quando não há ninguém no ambiente.

Ingleses e americanos querem controlar a casa à distância
Recentemente, a Bosch realizou junto com o Twitter uma pesquisa com foco em casas inteligentes na Alemanha, França, Grã-Bretanha, Áustria, Espanha e nos Estados Unidos. Os resultados mostram que uma casa conectada e inteligente pode fazer mais do que a maioria dos entrevistados achava ser possível.

A casa conectada é algo importante no dia a dia dos britânicos e americanos - 60% responderam que gostariam de poder controlar seus lares enquanto estão na estrada, viajando de trem ou carro, por exemplo. Entre os espanhóis, alemães e austríacos este desejo cai pela metade, mas entre os franceses este número sobre para 45%.

A comparação entre os países é bastante similar quando os entrevistados estão com pressa, situação em que a maioria das mulheres acredita poder aproveitar dos benefícios de uma casa inteligente. Este desejo também é comum entre os entrevistados mais jovens (16 a 24 anos), que desejam uma casa conectada principalmente quando estão deitados no sofá. A ideia de poder ter acesso à residência enquanto se está de férias também causa fascinação entre os entrevistados dos diferentes países, independentemente da idade e do gênero, quer seja para tomar conta das coisas ou para ligar o aquecimento antes de voltar para casa.

Economizar energia é um diferencial importante
A potencial economia de energia que pode ser gerada a partir do desligamento automático do aquecimento quando as janelas estiverem abertas, foi algo que chamou a atenção dos entrevistados. Os espanhóis, franceses e ingleses, em particular, se mostraram interessados em economizar, visto que cerca de 75% consideraram a redução de custos com energia elétrica um argumento convincente. Esta também foi a resposta mais comum entre os alemães que participaram da pesquisa. Os aspectos financeiros, mais do que os ecológicos, também tornam as possibilidades de economia de energia interessantes em países como a Espanha, França e Inglaterra.

Férias sem preocupações
A tranquilidade e a segurança vêm em segundo e terceiro lugar respectivamente e foram citadas por cerca de 60% dos entrevistados. Uma casanteligente,queona automaticamente um alarme se um intruso invadir o local avisando os moradores por meio de uma mensagem no smartphone, é tão impressionante quanto a ideia de poder cuidar das coisas, a qualquer momento, via uma câmera conectada. A questão da segurança tem um papel particularmente importante junto as mulheres. Outro dado relevante é que apenas um terço dos entrevistados da pesquisa acha especialmente conveniente poder preparar um cappuccino enquanto ainda estão na cama e é aqui que os franceses deram o tom: 42% acham muito bom encontrar uma xícara de café com leite pronta quando entrarem na cozinha logo pela manhã.

Confiança na casa conectada
Uma casa inteligente permite que o dia a dia seja mais conveniente, econômico e seguro, mas muitos dos respondentes da pesquisa desconhecem o que uma casa conectada já é capaz de fazer. Enquanto dois terços dos entrevistados sabem que a casa inteligente pode desligar as luzes automaticamente quando saem, apenas 22% imaginam que o forno pode sugerir receitas. Na comparação entre os países, a confiança no que a tecnologia de uma casa inteligente pode fazer é maior entre os franceses quando comparados aos britânicos, americanos e austríacos. Por outro lado, os alemães e os espanhóis consideram que as atuais tecnologias das casas conectadas já são futuristas.

Investimentos e proteção de dados
Quando perguntados sobre as razões para ainda não terem uma casa conectada, mais da metade dos entrevistados citaram os altos custos iniciais, embora este fato se torne menos importante com a idade. Outro item que apareceu na pesquisa refere-se a proteção de dados, que é uma preocupação significativa para um terço dos participantes da pesquisa. De forma geral, todas as soluções para casa inteligente que a Bosch desenvolve atendem as mais altas normas de segurança e cada usuário pode decidir quais dados devem permanecer dentro da casa ou serem carregados na nuvem.

A pesquisa mostrou ainda que 31% dos entrevistados jamais tinham pensado em uma casa conectada antes. Isto é bastante surpreendente, especialmente considerando as muitas áreas em que uma casa inteligente pode ser útil. Mas pelo menos uma em cada dez pessoas na Alemanha e na Áustria já moram em uma casa conectada ou pelo menos planejam fazer isso, mais do que nos outros países pesquisados.

Internet é a principal fonte de informação
Dois de cada três entrevistados indicaram que visitam websites de fabricantes e comerciantes antes de comprar aplicativos de casa inteligente. Além disso, 42% deles confiam em blogs e fóruns. Assim, a Internet é claramente a principal fonte de informação. Lojas e varejistas de material de construção vêm apenas em terceiro lugar com 35%.

Sobre o estudo:
Esta pesquisa com usuários do Twitter foi realizada entre 26 de julho e 3 de agosto de 2016. Ao todo, participaram 6.265 entrevistados da Áustria, Alemanha, Espanha, França, UK e dos EUA; mais de 1000 usuários do Twitter por país e cerca de 500 da Áustria. Resultados da pesquisa clique aqui.

Informações adicionais estão disponíveis em:
Smart Home comforts!
www.bosch-smarthome.com

Experiência Bosch - Na CES 2017, que ocorrerá em Las Vegas/Nevada, a Bosch mostrará como a Internet das Coisas está se tornando algo pessoal - transformando coisas em parceiras. A tecnologia conectada permite assistência em todas as áreas da vida das pessoas: melhorando a mobilidade, moldando o dia a dia nas cidades do futuro, tornando as casas inteligentes e o atendimento à saúde mais eficiente e holístico. Neste quinto ano de participação no evento, a Bosch apresentará um amplo portfólio de soluções que visam entregar inovações simples e conectadas.

Entrevista coletiva Bosch: Quarta-feira, 4 de janeiro de 2017, 9h - 9h45 (horário local) com o Dr. Werner Struth, membro do conselho de administração do Grupo Bosch, no Hotel Mandalay Bay, Centro de Convenção Sul.

Painéis com especialistas da Bosch:
5 de janeiro (quinta-feira) - 11h30 às 12h30 (horário local): Conferência "MEMS & Sensors: Personalizing Consumer Technology", Sessão "Where are Consumer Electronics Taking the Sensors Industry?" com Dr. Stefan Finkbeiner, gerente geral da Bosch Sensortec; Venetian, Level 4, Marcello 4501.

6 de janeiro (sexta-feira) - 15h30 às 16h30 (horário local): Conferência "Vehicle Technology"; Sessão "Redefining the Automotive Infotainment Experience" com Torsten Mlasko, Las Vegas Convention Center N258.

Contato para imprensa sobre casas inteligentes:
Christian Hoenicke: +49 711 811-6285

Contato para imprensa na CES:
Melita Delic +49(711)811-48617, Agnes Grill +49 711(811)38140
Dirk Haushalter +49(711)811-38195, Stephan Kraus : +49(711)811-6286

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria "Tecnologia para a Vida". Mais informações: www.bosch.com, www.bosch-press.com, http://twitter.com/BoschPresse

20/12/2016
Downloads
Release (386kb)
 
Bosch Smart Home_Infográfico
SS07556.jpg (388381 Bytes)
 
Sistema Bosch Smart Home
SS07557.jpg (175069 Bytes)
 
Bosch Smart Home
SS07558.jpg (466877 Bytes)
 
Autor
Alessandra Nascimento
Voltar