Bosch Imprensa
Releases
Releases Anteriores
Press Kit
Calendário de Eventos
Banco de Imagens Internacional
Press Forum Internacional
Serviços
Contatos
Solicitações de Imprensa
 
 

topo da página
Autopeças
Bosch acelera na mobilidade elétrica
Nova divisão de negócios reúne competências de todas as tecnologias de powertrain em uma única fonte

- Mobilidade elétrica é um segmento importante no futuro
- Motor de combustão continua a ser parte importante do conjunto de diferentes tipos de powertrain
Soluções de Powertrain - nova divisão de negócios terá 88 mil colabora-dores
- A Bosch está moldando o futuro da mobilidade e aproveitando de todas as suas oportunidades


Stuttgart - De acordo com estimativas da Bosch, quase 20 milhões de veículos híbridos e elétricos serão produzidos em 2025. Neste contexto, a empresa considera a mobilidade elétrica uma importante área de atuação no futuro. Por este motivo, o fornecedor de tecnologias e serviços está estabelecendo uma operação com foco na mobilidade elétrica. Essa unidade fará parte da nova divisão de negócios Soluções de Powertrain. A partir do início de 2018, a nova divisão incluirá as atividades da empresa com foco na mobilidade elétrica, assim como as atuais divisões de Sistemas a Gasolina e Sistemas Diesel. Assim, a Bosch passará a oferecer aos atuais e futuros clientes todas as tecnologias de powertrain a partir de uma única fonte.

Paralelamente à expansão da mobilidade elétrica, a Bosch trabalhará intensamente no contínuo aprimoramento das tecnologias de combustão. Além dos 20 milhões de veículos híbridos e elétricos nas estradas em todo o mundo em 2025, haverá cerca de 85 milhões de novos veículos movidos a gasolina ou diesel.

"Seja para motores a diesel, a gasolina ou elétricos, a Bosch é a parceira número um dos fabricantes de automóveis nas áreas de engenharia e de tecnologia. Estamos estrategicamente bem preparados à mudança para a condução elétrica", afirmou o Dr. Rolf Bulander, presidente do setor de negócios de Soluções para Mobilidade e membro da direção mundial da Robert Bosch GmbH. "Seja com combustível ou eletricidade, a Bosch conduzirá o futuro da mobilidade. Embora ainda não esteja claro qual será o powertrain ou qual combinação dos vários tipos prevalecerá, seguiremos por duas vertentes e continuaremos ampliando nossa competência e know-how em mobilidade elétrica e motores de combustão", concluiu Bulander.

Como líder em tecnologia e de mercado em powertrain, a Bosch está moldando ativamente o futuro da mobilidade. A nova divisão Soluções de Powertrain oferecerá um portfólio completo de tecnologias, que permitirá às pessoas de todo o mundo dirigirem de maneira mais eficiente, econômica e limpa.

Expressivos investimentos em soluções inovadoras de powertrain
Todos os anos, a Bosch investe bilhões de euros no desenvolvimento de soluções em powertrain. Apenas para o avanço da mobilidade elétrica, a empresa investe 400 milhões de euros por ano, sendo que a maior parte é destinada à pesquisa e ao desenvolvimento de baterias. A Bosch é a única fornecedora da indústria automotiva no mundo que realiza pesquisas na área de tecnologias de células. A empresa já obteve mais de 30 pedidos relacionados à mobilidade elétrica de montadoras internacionais. Aproximadamente 1.800 especialistas da Bosch atuam no desenvolvimento de soluções para mobilidade elétrica do futuro.

Maior proximidade com o mercado e clientes
Com essa nova divisão de Soluções em Powertrain, a Bosch quer oferecer aos seus clientes apoio a partir de uma única fonte, além de ampliar a oferta de soluções completas em sistemas, adicionalmente ao fornecimento de componentes. "De forma crescente, os requerimentos dos nossos clientes estão indo além dos motores de combustão. Essa mudança dinâmica para a eletrificação nos ajudará a formar a nova divisão. Nesse processo de transformação, estaremos lá para dar suporte aos nossos clientes com conhecimento e tecnologia", ressalta Bulander.

A divisão de Soluções de Powertrain focará em três segmentos fundamentais: veículos de passeio e comerciais com motores de combustão interna, sistemas híbridos e veículos elétricos. Isto significa muitos desafios. "Enxergamos um grande potencial de crescimento nos segmentos de veículos elétricos e também comerciais. Para os automóveis de passeio com motores de combustão convencional, o foco será no aumento da eficiência", afirmou Bulander. Inovações tecnológicas serão necessárias para todas as soluções em powertrain. E no final, apenas empresas que comercializam produtos que reduzem ainda mais o consumo de combustível e as emissões permanecerão competitivas no longo prazo.

Mudanças no mercado
Nos próximos anos, a Bosch continuará a desenvolver, em paralelo, todas estas tecnologias. Só assim, a empresa será capaz de reagir de forma rápida e com flexibilidade às mudanças. Não há dúvidas de que a mobilidade será elétrica no longo prazo. No presente, no entanto, não há previsão confiável de quando, com que rapidez e de que forma essa mudança ocorrerá.

A divisão Soluções de Powertrain terá aproximadamente 88 mil funcionários em mais de 60 localidades e em 25 países. Os funcionários das divisões de Sistemas a Gasolina e Sistemas Diesel já trabalham em sinergia e com sucesso. Essa cooperação será ainda mais intensificada na nova divisão, que entrará em operação no início de 2018.


Contatos com a Imprensa:
René Ziegler
Telefone: +49 711 811-7639

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria "Tecnologia para a Vida". Mais informações: www.bosch.com, www.bosch-press.com, http://twitter.com/BoschPresse

7/2/2017
Downloads
Release (62kb)
 
Mobilidade elétrica na cidade
EA07616.jpg (893338 Bytes)
 
Centro tecnológico de células de combustível
EA07617.jpg (557101 Bytes)
 
Mobilidade elétrica
EA07618.jpg (366682 Bytes)
 
Autor
Alessandra Nascimento
Voltar