Bosch Imprensa
Solicitações de Imprensa

topo da página
Informações institucionais
Caminhões conectados e casas inteligentes graças às soluções Bosch
- Com a Plataforma de Telemática Comum, a Bosch está conectando caminhões mundialmente
- Módulo de conectividade desenvolvido em parceria com a Daimler Trucks and Fleetboard é utilizado como banco de dados do caminhão
- Sensor de aceleração para economia de energia torna as casas ainda mais inteligentes

Amsterdã, Holanda - Mais conveniência, segurança e possibilidades: graças às soluções conectadas da Bosch, os caminhões, casas e tecnologias vestíveis estão se tornando cada vez mais inteligentes e eficientes. Neste ano, a Bosch recebeu dois Prêmios de Inovação na CES Unveiled Amsterdam, que ocorreu em outubro. Todos os anos, durante a maior feira de eletrônicos do mundo, a premiação reconhece as melhores soluções, além de ser um indicador das tendências do futuro.

Facilitando a vida ao conectar caminhoneiros e profissionais da logística
Cronograma apertado, alta quilometragem e um aumento constante do volume de tráfego: todos os dias, os motoristas e seus caminhões têm seu trabalho limitado diante destes fatores. Para ajudá-los a controlarem as tarefas de forma mais efetiva, os caminhoneiros e as empresas de transporte podem contar com o apoio da Bosch."A Plataforma de Telemática Comum é a base dos novos serviços digitais para veículos comerciais que permitem às empresas de transporte rodoviário a trabalharem de forma mais assertiva, usando suas frotas de forma mais eficiente e garantindo a entrega da mercadoria de forma mais segura", afirma o Dr. Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração do grupo Bosch mundial.

Em reconhecimento à essa solução telemática, a Bosch recebeu o prêmio de inovação CES 2018 na categoria "Tecnologia para um Mundo Melhor". A Plataforma de Telemática Comum foi desenvolvida em parceira com a Daimler Trucks and Fleetboard, e é usada mundialmente nos veículos comerciais da fabricante como um banco de dados, atuando como base para os novos serviços digitais, como o Mercedes-Benz Uptime, por exemplo. A plataforma também verifica as condições mecânicas dos caminhões em tempo real e envia a informação aos gestores das frotas, permitindo que detectem as panes antes mesmo de acontecerem, além de poderem otimizar as visitas programadas à oficina, aumentar a confiabilidade do transporte e reduzir o tempo de inativiade do caminhão.

No futuro, a Plataforma de Telemática Comum possibilitará a atualização de softwares sem fio, o que permitirá manter os sistemas veiculares atualizados, diminuindo ainda mais o número de vísitas à oficina. Além disso, também será possível instalar funções novas e avançadas diretamente nos caminhões.

Um pequeno sensor torna casas ainda mais inteligentes
Pequeno, poderoso e com extrema eficiência energética: estas qualidades deram ao sensor de aceleração BMA400 da Bosch Sensortech o prêmio de Inovação CES 2018 na categoria "Tecnologias Integradas". O sensor combina um consumo de energia muito baixo com alto desempenho, aumentando significativamente a vida útil das baterias nos dispositivos. Como resultado, elas precisam ser carregadas ou substituídas com menor frequência.

Além disso, o sensor também permite medição de ângulo altamente precisa e gravação de vibração, tornando o BMA400 particularmente interessante em aplicações na Internet das Coisas (IoT). Nas casas inteligentes, o sensor de aceleração pode reconhecer se as janelas estão abertas, entre abertas ou fechadas, por exemplo, possibilitando a instalação de sistemas de ar-condicionado ou de aquecimento de acordo com a necessidade, auxiliando na economia de energia. O BMA400, quando instalado em portas e janelas, também detecta movimentos e vibrações auxiliando na detecção de intrusos.

Sobre o Prêmio de Inovação CES
O Prêmio de Inovação CES é um programa organizado pela Associação de Tecnologia do Consumidor (CTA). Todo ano, a premiação é apresentada em 28 categorias e a Bosch já foi contemplada em edições anteriores. Em 2017, por exemplo, a empresa recebeu honras pelo aquecedor de água conectado e por duas soluções inovadoras para motocicletas. Em 2016, a Bosch também foi reconhecida pelo neoSense, uma tela touchscreen com feedback sensível ao tato.

Acompanhe a Bosch na CES 2018 em Las Vegas, EUA:
A demanda por segurança, proteção, eficiência energética e conveniência nos centros urbanos está crescendo e estes são apenas alguns dos desafios que resultantes do aumento da urbanização. A chave para superá-los é por meio de uma cidade conectada, também conhecida como cidade inteligente. A Bosch tem inúmeras soluções que ajudam a tornar as cidades mais inteligentes, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Na CES 2018, a empresa irá expor seu amplo portfólio ¿Simplesmente Conectado¿, que vão desde soluções para a mobilidade urbana até inovações ligadas a casas e edifícios inteligentes.

- Acompanhe os destaques da Bosch CES 2018 no Twitter com a hashtag: #BoschCES

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.500 colaboradores e registrou, em 2016, um faturamento líquido de R$ 4.4 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.000 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 5.7 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 390.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2016).A empresa gerou vendas de 73.1 bilhões de Euros em 2016. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados, soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 59.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 120 localidades em todo o mundo. Mais informações:www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

30/11/2017