Bosch Imprensa
Releases
Releases Anteriores
Press Kit
Calendário de Eventos
Banco de Imagens Nacional
Banco de Imagens Internacional
Press Forum Internacional
Serviços
Contatos
Solicitações de Imprensa
 
 

topo da página
Informações institucionais
Bicicleta motorizada é novidade da Bosch no Congresso SAE 2011
- Velocidade de até 25 km/h
- O ciclista pode escolher entre 12 programas de auxílio para as pedaladas

Nos últimos anos, devido à dificuldade de deslocamento nas grandes cidades, muitos brasileiros optaram em utilizar a bicicleta para ir trabalhar, estudar ou mesmo passear. Contudo, ainda existe rejeição quando se trata de percorrer um longo trajeto com esse tipo de veículo. As bicicletas elétricas, então, se se tornam um grande atrativo para quem quer fugir do trânsito caótico, sem ter que se esforçar demais pedalando.

Acompanhando a tendência, a Bosch apresenta no mercado o sistema eBike, tecnologia para bicicletas elétricas que utiliza um motor elétrico para auxiliar o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço.

Ao contrário das bicicletas com motores à combustão, o sistema eBike Bosch não substitui as pedaladas, apenas as auxilia, tornando o movimento mais leve. Por não utilizar combustíveis fósseis, também não agride o meio ambiente. A eBike é composta por uma unidade de acionamento -que inclui motor e sensores -, uma bateria de íons de lítio recarregável e a interface de controle.

O motor da eBike, com 250W de potência, pesa apenas 2,5 quilos e está estrategicamente posicionado no quadro, permitindo um centro de gravidade baixo e maior estabilidade ao pedalar. Nele, estão os sensores, que calculam o quanto o motor vai ajudar o ciclista, dependendo da força das pedaladas e da velocidade da eBike. Já a interface de controle, localizada sobre o guidão, recebe os dados dos sensores da unidade de acionamento e informa ao ciclista, através de um visor, informações sobre a velocidade, status da bateria, modos de apoio e distância a ser percorrida.

O esportista ainda pode escolher entre modos de apoio, de acordo com sua necessidade. São quatro opções: Eco, Tour, Sport e Speed - cada uma podendo ser ajustada em três níveis, totalizando 12 programas de força de apoio.

O modo Eco é o mais econômico, e permite percorrer até 145 km. Já o Tour é cômodo para passeios de longo alcance. O Sport possibilita andar bem no tráfego urbano, e o Speed é ideal para pedaladas mais intensas, e pode dar apoio de até 25 km/h.

A bateria do sistema eBike Bosch foi projetada utilizando a tecnologia de íons de lítio, que possui que possui maior capacidade que baterias de NiMH e NiCd . Com peso e tamanho reduzidos, leva apenas 2h30 para ser carregada completamente. E, mesmo com a bateria descarregada, as pedaladas podem continuar mesmo sem o apoio do motor.

A novidade será apresentada aos visitantes do 20º Congresso SAE Brasil, que será realizado entre 4 e 6 de outubro, em São Paulo, no Expo Center Norte.

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Atendimento:
Alessandra Nascimento
Tel.: (19) 2103-1218
e-mail: alessandra.nascimento@inpresspni.com.br

Karina Lopes
tel.: (11) 3323-1541
e-mail: karina.lopes@inpresspni.com.br

Coordenadora:
Lia Mara Sacon
Tel.: (11) 3323-3783
e-mail: lia.sacon@inpresspni.com.br

Home-page: www.inpresspni.com.br

Em 2011 o Grupo Bosch mundial comemora 125 anos de sua fundação. No Brasil, esse grupo está presente desde 1954 e atualmente emprega cerca de 11 mil colaboradores. Em 2010, o grupo registrou no país um faturamento líquido de R$ 4,5 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais. Para mais informações: www.bosch.com.br

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2010 seus cerca de 285.000 colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 47.3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2010 a Bosch investiu cerca de 3.8 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e solicitou registro de cerca de 3.800 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para mais informações:www.bosch.com, www.bosch-press.com

30/9/2011
Downloads
Release (509kb)
 
eBike
II03793.JPG (695881 Bytes)
 
Componentes eBike
SS03794.JPG (737748 Bytes)
 
Autor
Alessandra Nascimento
Voltar