Motor Limpador de Pára-Brisa
 
Existem três tipos de motores de ventilação: CPR, CPB e DPD.

Para se dirigir com segurança, a visibilidade tem um peso preponderante sobre as demais variáveis envolvidas na condução de um veículo. Sendo assim, os vidros pára-brisa dianteiro e traseiro devem ser mantidos com uma transparência máxima, independentemente de eventos naturais como chuva, neve ou quaisquer outras situações que possam bloquear a visão.

Por isso, os sistemas limpadores dispõem de motores elétricos e sistemas braço-palheta comandados manual ou automaticamente, para a remoção de detritos sobre a superfície externa dos vidros. O sistema é composto por um ou mais motores acionados por corrente contínua (12 ou 24 V).

No caso do sistema dianteiro, sistemas compostos por hastes, mancais e manivelas realizam a função oscilante (reversível) observada em seu funcionamento. No caso do sistema traseiro, uma transmissão oscilante é incorporada ao motor, fornecendo em seu eixo de acionamento o mesmo comportamento oscilante.

Dicas de uso e manutenção

O motor limpador de pára-brisa está ligado a um conjunto de hastes denominado "link", onde são fixados os "braços" do limpador, e nestes, as palhetas. Portanto, para o funcionamento adequado de todo o sistema, é necessário que as palhetas sejam trocadas a cada ano. É necessário, também, verificar a posição dos braços do limpador e sua tensão, para garantir que o sistema funcione corretamente.

Motores dos limpadores dianteiros CEP e CHP

Características

Eletrônica e elétrica integradas.
Número reduzido de componentes (50% menor).
Mais leves e resistentes (peso 5% menor).
Mais compactos.
Maior torque (mais 20%).
Carcaças de aço.
Elevada proteção à infiltração de água.
Mancais de acionamento de alumínio.
Acionados com 12 ou 24 V.
1,5 milhão de ciclos (veículos leves).
3 milhões de ciclos (veículos pesados).

Benefícios

Torque máximo de 38 Nm a 5 rpm.
Faixa de trabalho: até 10% abaixo do torque máximo.

Motores dos limpadores traseiros ADO 1, ADO 3 e ADO 4

Características

Número reduzido de componentes.
Mais leves, resistentes e compactos.
1,5 milhão de ciclos (veículos leves).
3 milhões de ciclos (veículos pesados).

Sistema destacável

Eletrônica e elétrica integradas.
Possibilidade de conexão de Brake Light.

Motor nova geração

Eletrônica e elétrica integradas.
 
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