Bosch Service
Principal
O que é a Rede de Oficinas Bosch Service?
Bosch Service 90 anos
Concurso Cultural
Principais Serviços
Diferenciais e Facilidades
Bosch Diesel Center
Qualidade
Manutenção Preventiva
Autopeças e Acessórios
Fale Conosco
Bosch Service para oficinas
Conceito Bosch Service
Parceria
Seja um Bosch Service
Equipamentos de teste
Catálogo de Autopeças Bosch
topo da página
Dicas de Manutenção

Manutenção preventiva é sinônima de segurança, economia e preservação ambiental.

Confira as orientações da Rede Bosch Service sobre manutenção preventiva dos principais itens para garantir o bom funcionamento do veículo, a segurança no trânsito e a preservação do meio ambiente.

Palhetas
A Bosch recomenda a substituição das palhetas pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições: no pára-brisa, formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas, lâmina quebradiça, torta ou rasgada.
Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor do limpador, verificar se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e ainda conferir as condições do braço limpador.

Filtros
Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar, combustível e de cabine ajudam a reduzir o consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas e gases nocivos no interior do veículo. Realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.

Velas
Abasteça em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.
Troque as velas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é a vela correta para o motor daquele veículo.

Cabos
Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.

Freios

A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada 5 mil quilômetros e substituir o fluido de freio a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses.
Na hora de substituir o fluido, é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir o prazo especificado no manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

Correias
A principal função desta peça é o sincronismo entre o virabrequim e o comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra, há interrupção nesse sincronismo, o que provoca parada total do veículo. A Bosch aconselha uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. A cada troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores, a fim de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

Busca
Para fazer uma busca pelo site,
clique aqui
Manutenção Preventiva
Voltar para Manutenção Preventiva