Ferramentas Pneumáticas
Produtos
Serviços
Dicas de Uso
 
O que são Ferramentas Pneumáticas?
São ferramentas movidas a ar comprimido. Este ar é produzido por compressores que captam o ar atmosférico e, através de elementos mecânicos de compressão (p. ex Pistões), elevam sua pressão, transformando-o em energia.

O motor de uma ferramenta Pneumática é constituído por palhetas -como uma pequena turbina- que giram para movimentar as engrenagens que fazem a ferramenta funcionar sem qualquer contato com energia elétrica.O uso do ar comprimido é essencial quando se fala em produtividade e economia de energia elétrica.

A Rede de Ar comprimido deverá estar bem dimensionada para perfeita utilização das Ferramentas Pneumáticas.

Compressores
São sugeridos os modelos de Pistão de 2 estágios de Compressão (Alta Pressão - mínimo 135 lb/pol²) por apresentarem reserva de pressão de aproximadamente 4,5 lb/pol², garantindo assim pressão suficiente para o desempenho perfeito das ferramentas.

Exemplo: As Ferramentas Pneumáticas BOSCH funcionam a uma pressão efetiva de 90 lb/pol². Se o compressor for de um estágio de compressão (baixa pressão - máximo 120 lb/pol²), não haverá reserva suficiente, pois estes perdem até 30% de sua capacidade de compressão, prejudicando o desempenho das ferramentas.

Unidade de Conservação (ou Lubrifil)
Para cada ferramenta pneumática é necessária uma unidade de conservação composta de:

- Filtro: para retirar umidade e impurezas acumuladas no ar proveniente do compressor;

- Regulador de Pressão com Manômetro: para ajustar a pressão de 90 lb/pol² ou 6,3 bar;

- Lubrificador: para que as palhetas estejam lubrificadas, evitando seu desgaste prematuro.

É muito importante manter o ar limpo, sem umidade e impurezas, com a pressão correta e as palhetas lubrificadas, para obter o méximo desempenho da ferramenta.

Mangueira
A distância ideal entre a unidade de conservação e a ferramenta é de 4 metros, evitando assim as quedas de pressão.
 Busca
  Para fazer uma busca pelo site, clique aqui
Navegação
  topo da página