Flavia Siscaria colaboradora Bosch
Diversidade

Automação, lógica e diversidade

Flávia Siscari lidera projetos de automação na Bosch América Latina

Tempo de leitura:
3 minutos

Flavia Siscari é líder de projetos de automação na Bosch América Latina. Junto com seu time, ela desenvolve Davids (nome dado aos robôs desenvolvidos pelo CoE Campinas)

Foi a afinidade pela matemática e a curiosidade em saber como as coisas funcionam, que levou Flávia Siscari à graduação em engenharia elétrica. O ensino médio técnico em eletrônica na cidade natal, São José dos Campos, fez com que o pai notasse desde cedo as suas habilidades e a aconselhasse a se mudar para Campinas, em busca de uma universidade para seguir a área de exatas. “Sou muito racional, lido mais fácil com o que é lógico”, conta ela.

A carreira profissional começou na Bosch em Campinas, como estagiária na engenharia de Compras da divisão Power Tools, em 2004. A conclusão do período de estágio veio com um grande desafio: ir para Hangzhou, na China, numa missão de 6 meses. “Eu nunca tinha viajado para fora do país. O grande medo inicial foi logo substituído pela coragem para enfrentar o desafio”, diz. “A experiência foi muito enriquecedora, especialmente por conviver com pessoas de culturas tão diferentes”, complementa.

Flavia Siscari experiência Bosch China diversidade

O desafio valeu a pena. Com a experiência adquirida no lado oriental, Flávia foi efetivada na sua volta ao Brasil na Power Tools com Engenheira de Compras onde atuou por mais de 11 anos.

Há dois anos, Flávia aceitou um novo desafio. Ela deixou a divisão de ferramentas quando recebeu a proposta de fazer algo diferente e inovador: Estava em curso desde 2016 a criação de uma nova área em Compras: “Services for Innovation” cuja vocação era desenvolver serviços customizados para áreas da Bosch América Latina que buscavam experiência com Data Analytics e com startups internas.

Ao longo desta jornada, em meados de 2018 esta área resolveu investir em automação.

RPA - Robotic Process Automation : você já ouviu falar sobre isso?

Tantas transformações e a necessidade da empresa em inovar e mudar, trouxeram a ela a oportunidade de conhecer ferramentas de automação, tais como Automation Anywhere, Pushbot Catalytic, Python, etc.

time Flavia

Estas novas tecnologias estão alavancando a produtividade e excelência operacional nas áreas administrativas ao automatizar tarefas de diversos níveis de complexidade, liberando capacidade dos times para tarefas de maior agregação de valor.

Além de treinamentos específicos na Bosch Alemanha, a criação do CoE Campinas (Center of Excellence) em 2019 proporcionou o desafio e a oportunidade para Flávia de se aprofundar ainda mais no tema. Desde então, ela e sua equipe de RPA Developers desenvolvem Davids (nome dado aos robôs desenvolvidos pelo CoE Campinas).

O CoE Campinas já entregou 18 “Davids” em 2019 e outros 50 serão entregues em 2020. Diversas outras áreas deverão investir em RPA. “É uma questão de tempo: todas as áreas da Bosch terão Davids trabalhando lado a lado com seus colaboradores”,destaca.

Atualmente 10 Davids estão na esteira de desenvolvimento e outros 10 já prototipados, aguardando o seu início. Adicionalmente, ela tem trabalhado com seus clientes internos na identificação e mapeamento de novos projetos. “Gosto muito de contribuir para tirar das pessoas as tarefas chatas e repetitivas, para que elas possam se dedicar para outras atividades muito mais agregadoras”, conta.

Maternidade e carreira

Familia flavia

Uma rotina bem equilibrada entre trabalho e família busca ter qualidade em ambos. É assim que ela dá conta dos diversos papeis que assumiu ao longo da vida. Casada com Rafael e mãe de Maria Luiza e Ana Beatriz, Flávia acredita que é possível ter o tempo necessário para dedicação à família. “A maternidade foi um ponto crucial para minha maturidade como mulher. Ser mãe me tornou uma pessoa melhor e mais determinada na busca dos meus objetivos”.

Adicionalmente Flávia conta com o suporte do marido. “Tenho a tranquilidade de viajar a trabalho, porque sei que tudo estará bem em casa.”

Tenho a flexibilidade que preciso para cuidar dos meus objetivos profissionais e ao mesmo tempo da minha família. Meus gestores sempre me deixaram à vontade para gerir meu tempo e decidir quando fazer home office. Todas as vezes que me ausentei me senti confortável. Eles confiam em mim. A Bosch, sem dúvida, valoriza e respeita as necessidades de seus colaboradores

destaca Flavia Siscari

Por mais mulheres em carreiras técnicas

Flavia

“Vejo a mulher ganhando espaço, porém, ainda há bastante a conquistar. Um exemplo disso é a dificuldade que encontro quando busco candidatas para vagas técnicas”, lamenta. Para Flávia, a mulher colabora no ambiente profissional pelo seu diferente modo de ver e tratar os temas.

“Uma forma de contribuir para este crescimento da mulher é trocar experiências entre nós sobre como equilibrar a vida profissional, familiar e maternidade. Eu fico muito contente quando sou procurada para falar do tema e testemunhar que sim... isto é possível”, conclui.

Compartilhe isso no: