Ir para o conteúdo principal
Bosch no Brasil

O que o mundo pensa sobre tecnologia?

Pesquisa representativa na China, Alemanha, Grã-Bretanha, Índia e EUA

O que o mundo pensa sobre tecnologia?

Como a tecnologia está afetando a vida das pessoas? A Bosch perguntou aos participantes de um estudo em todo o mundo o que eles pensam sobre o progresso tecnológico e o que esperam dele no futuro. A pesquisa representativa revela uma variedade de percepções entre os países e a influência de tecnologias chave.

Nas últimas duas décadas, computadores, internet e smartphones tornaram-se parte integrante da vida cotidiana. É muito provável que a década atual alcance avanços tecnológicos que tenham um impacto a longo prazo. Para fornecer orientação e respostas a perguntas em aberto, a Bosch criou o Tech Compass 2022. Ele revela as tendências tecnológicas atuais e mostra o que as pessoas ao redor do mundo pensam sobre elas.

O Bosch Tech Compass é uma pesquisa representativa da população geral da China, Alemanha, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. Um total de aproximadamente 8.000 pessoas foram entrevistadas online em agosto de 2021 pela Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH (GIM) em nome da Bosch (Os resultados da pesquisa podem ser baixados em PDF na parte inferior desta página).

A tecnologia torna o mundo um lugar melhor

A tecnologia torna o mundo um lugar melhor

A grande maioria dos entrevistados em todo o mundo (72%) acredita que a tecnologia torna o mundo um lugar melhor. A atitude positiva em relação ao progresso tecnológico é mais pronunciada na China (87%) e na Índia (83%), e menos pronunciada na Alemanha (51%). Quando perguntados sobre os benefícios que esperam da tecnologia para si mesmos, a maioria das pessoas na China disse esperar que a tecnologia torne suas vidas mais confortáveis (66%). A maioria das pessoas no Reino Unido espera por uma saúde melhor (57%), nos EUA, por mais segurança (55%), e na Índia (62%) e na Alemanha (51%) que ela facilite no trabalho. Além dessas expectativas, a maioria dos entrevistados (83% em todo o mundo) concorda que a tecnologia deve ser usada para enfrentar os principais desafios do nosso tempo, em vez de atender às necessidades individuais.

O que o mundo pensa sobre tecnologia
O que o mundo pensa sobre tecnologia
O que o mundo pensa sobre tecnologia
/

Uma solução para as mudanças climáticas

men using indutry 4.0 technology

Mais de três em cada quatro entrevistados em todo o mundo acreditam que o futuro tecnológico desempenhará um papel fundamental no combate às mudanças climáticas. Portanto, não é de se surpreender que a maioria (40%) considere a engenharia climática como a tecnologia com a melhor contribuição para a sociedade, seguida pela biotecnologia (38%) e hidrogênio, além da inteligência artificial (ambas 35%). Mas quando se trata da questão de quais tecnologias impulsionarão mais a sustentabilidade no futuro, existem diferenças regionais: Enquanto os países ocidentais veem predominantemente tecnologias verdes, como o hidrogênio, como as mais promissoras, as pessoas na China e na Índia consideram que a IA tem o maior potencial. Em uma base global, no entanto, cada entrevistado pensa que o progresso tecnológico está sendo usado para enfrentar os principais problemas atuais.

O Bosch Tech Compass mostra que as pessoas querem tecnologias que resolvam os problemas atuais. A tecnologia deve nos apoiar, facilitar a vida em geral e tornar o mundo um lugar melhor. É por isso que, nós da Bosch, estamos comprometidos com a tecnologia para a vida.

Dr. Stefan Hartung, presidente do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH

As três principais tendências tecnológicas

De acordo com os entrevistados, em todo o mundo, a lista de tendências tecnológicas com maior relevância futura é claramente dominada por IA (43%) e 5G (42%). Relevância particular atribuída à IA e ao 5G na China e na Índia, enquanto – em contraste com a Ásia – mais relevância atribuída aos carros autônomos nos países ocidentais, que ficaram em terceiro lugar (com 28%) no índice global. Quando perguntados se prefeririam pegar um transporte de um lugar para outro ou ir dirigindo um carro, cerca de dois terços dos entrevistados no Ocidente e na Índia disseram que prefeririam dirigir. Somente na China os dois modos de transporte se equilibram.

iot na logistica
Baixe o Bosch Tech Compass 2022

Baixe o Bosch Tech Compass 2022

Bosch Tech Compass 2022 como documento PDF Obtenha todos os resultados do Bosch Tech Compass 2022 agora.

A evolução que vivemos atualmente com a digitalização, a mudança climática e a pandemia Covid-19 tem efeito profundo nas necessidades e desejos das pessoas. O fator crucial é pensar, agir e desenvolver soluções mais rápidas e eficientes – e a AIoT contribui com isso. Isso é tecnologia para a vida.

Interessado nas soluções Bosch para o AIoT?

Compartilhe isso no: