O futuro da agricultura já chegou! - Tecnologia para aumentar a eficiência e a produtividade no campo

O poder das máquinas

Investir em equipamentos agrícolas é essencial para aumentar a produtividade e colher bons frutos no campo

Tempo de leitura: 2 minutos

Os resultados são economia para o agricultor e a possibilidade de a máquina desempenhar várias funções com um mesmo modelo de bomba.

Grande parte do salto na produção – e na produtividade – da lavoura no Brasil decorreu da mecanização. Ainda assim, o país pode avançar muito nessa área. Nas últimas décadas, a venda de máquinas agrícolas registrou ritmo de montanha-russa: alterna altas e baixas desde meados dos anos 70.

A tendência de crescimento que vinha desde 2006, por exemplo, se inverteu em 2013. Será fundamental mudar o quadro para levar comida a todos nas próximas décadas. Para apoiar os produtores que se veem diante de dilemas como esse, a

Bosch Rexroth fornece componentes capazes de atender múltiplas necessidades. É o caso da bomba de pistões variáveis A10V, usada na Imperador 3.0, máquina da fabricante Stara. Ela atua tanto na distribuição de adubo quanto na pulverização de defensivos agrícolas – um único veículo dá conta das duas tarefas.

Enquanto os componentes da concorrência funcionam com volume fixo de óleo e consomem a mesma energia ainda que a máquina não esteja em uso, o modelo A10V adapta esse volume de acordo com a demanda do sistema.

Venda de máquinas agrícolas no Brasil

Outra inovação no Imperador 3.0 é a transmissão hidrostática, que permite troca de marchas mesmo quando o veículo está em movimento. Esse é mais um elemento que impacta diretamente a produtividade, pois evita paradas e economiza um tempo precioso a cada mudança. Além disso, as trocas acontecem de maneira suave para o operador, que não sofre com trancos ou solavancos.

Compartilhe isso no: