Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48IC-logoutIC-upIcon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist
Gestão Inteligente de Insumos Agrícolas

Gestão Inteligente de Insumos Agrícolas

Sistemas com câmeras ajudam a monitorar estoques e a gerar dados para planejar melhor esses ambientes

Tempo de leitura: 5 minutos

O aumento da produtividade na lavoura não depende apenas do que acontece nela. A gestão de insumos – como fertilizantes, herbicidas e combustíveis para máquinas e tratores – também afeta a quantidade e a qualidade da produção.

Guardá-los sob temperaturas inadequadas (muito frio ou muito quente) pode alterar a composição química de alguns itens. Colocá-los em pilhas altas intensifica a fricção entre as embalagens, o que eleva o risco de furos e consequente entrada de umidade, alerta o engenheiro agrônomo Emerson Barbosa, fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Mantê-los no chão deixa-os mais vulneráveis a vazamentos ou alagamentos.

Chega de “olhômetro”

Essa gestão não precisa ser feita no “olhômetro” – ao contrário, essa é a receita para dar errado. Sistemas inteligentes de monitoramento, como as câmeras Aviotec, da Bosch, ajudam não só a prevenir incêndios dentro de armazéns. Direcionadas a ambientes fechados, elas têm um recurso de análise de vídeo inteligente (IVA) que permite configuar regras para identificar situações como movimentação de objetos, diferenciação de cores e acesso à área.

Se houver alguma anormalidade em relação ao protocolo definido, o software emite alertas – podem ser mensagens para um centro de controle (na tela do computador ou do celular) e alarme sonoro no próprio ambiente monitorado.

Câmeras que possuem o recurso de análise de vídeo inteligente (IVA) embarcado, que permite configurar regras para identificar diferentes situações - como movimentação de objetos, diferenciação de cores e acesso à área não autorizada.

Se um insumo com uso programado para o inverno está num galão vermelho, mas o operador o pega no verão, a câmera identifica e emite um alerta

Danilo Capelli - Desenvolvedor de Negócio da Bosch.

A tecnologia também pode ser configurada para restringir o acesso a veículos ou ainda limitar a presença de pessoas a uma determinada quantidade, por questões de segurança. “Caso dez trabalhadores estejam em um local que comporta apenas oito, o sistema faz o alerta”, aponta Capelli.

Mais que prevenção, inteligência

Os dados coletados pela Aviotec podem gerar importantes informações ao produtor. Por exemplo, um mapa indicando os produtos mais buscados no estoque. Desse modo, pode-se racionalizar a organização do ambiente, alocando os insumos mais demandados nos setores ou prateleiras de acesso mais fácil.

Compartilhe isso no: