Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48IC-logoutIC-upIcon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist
Pecuária de Precisão -Conectando rebanhos inteiros e proporcionando mais produtividade, economia e eficiência nas fazendas.

Pecuária de Precisão

Plataforma da Bosch permite monitorar de forma constante e exata o ganho de peso do gado, indicando o momento certo do abate

Tempo de leitura: 4 minutos

Embora ostente o maior rebanho bovino para fins comerciais do planeta, o Brasil ainda patina quando o assunto é produtividade na pecuária de corte. O país tem, por exemplo, uma população de bois e vacas 130% maior do que a dos Estados Unidos, mas produz 20% a menos de carne. Como, então, tornar o setor mais competitivo? Um dos caminhos é o investimento em tecnologia.

Grafico

Lançada em 2017, a Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão permite que o produtor monitore com exatidão o peso do gado — e isso faz toda a diferença. Ela funciona da seguinte maneira: uma balança (fixa ou móvel), que funciona tanto para confinamento quanto para pastos, é posicionada em uma estrutura de cerca que separa a água da comida. Cada boi usa um brinco eletrônico que o identifica e se comunica com o sistema. Toda vez em que o animal atravessa a área do sistema, tem o seu peso registrado.

Com a tecnologia, o ganho de peso do gado é monitorado de forma constante e precisa – em modelos tradicionais, os animais são pesados em geral duas vezes ao ano (nas vacinas) ou por amostragem, num processo ainda pode ferir o bovino e comprometer a qualidade de sua carne.

Monitoramento contínuo

Já o momento ideal do abate, antes determinado com base na experiência da fazenda, ficou mais preciso com a plataforma da Bosch. Ela gera dados diários que ajudam o pecuarista a conhecer e a entender a performance do gado, o que evita desperdício de tempo e de recursos.

Outra vantagem é que o monitoramento frequente traz informações sobre a saúde do animal – uma perda de peso repentina pode sugerir desde falhas na alimentação até uma doença –, permitindo que o problema seja rapidamente corrigido.

Versão móvel

A tecnologia já foi testada com sucesso no monitoramento de até 500 bois ao mesmo tempo, com uma balança fixa. Porém, um novo modelo móvel promete multiplicar esse número, já que plataforma poderá, por exemplo, ser posicionada em um lote a cada semana, no período de um mês. Dessa forma, o pecuarista terá informações mensais de um grande número de animais.

"Estamos expandindo o portfólio para melhor atender os diferentes tipos de produtores. A Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão está em uso em seis estados brasileiros, além de Argentina."

Gustavo Ferro - Gerente de Pecuária de Precisão da Bosch
Passagem pela balança

O transporte do equipamento, que pesa 250 quilos, pode ser feito com o auxílio de um trator. A instalação também é prática, e depende apenas do nivelamento do solo no local e da colocação de cascalho na entrada e na saída da plataforma, para evitar a formação de buracos em razão da passagem do gado.

“A balança fixa é voltada para processos intensivos, que demandam dados diários ou semanais. Já em outros sistemas de criação, que não precisam de uma coleta de informações tão frequente, pode-se optar pela plataforma móvel e cobrir múltiplas áreas”, compara Gustavo Ferro.

Compartilhe isso no: