Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48Icon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Icon--store-locator-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist

Este site utiliza cookies por motivos de funcionalidade, conveniência e estatística. Você pode alterar esta definição a qualquer momento, clicando em “Alterar definições.” Caso concorde com a utilização de Cookies, clique em "Sim, eu concordo".

industrial

Pecuária de Precisão

Conectando rebanhos inteiros e proporcionando mais produtividade, economia e eficiência nas fazendas.

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos últimos 45 anos, a pecuária do Brasil quadriplicou seus números e chegou a 212 milhões de bois e vacas, superando a quantidade de pessoas no País e fazendo do rebanho brasileiro o maior do mundo para fins comerciais.

No entanto, apesar de ser líder em exportações do setor, o Brasil não está entre os dez países mais produtivos do mundo. Mesmo com um rebanho 140% maior do que o dos EUA, por exemplo, a produtividade brasileira ainda é 15% menor.

O monitoramento preciso do peso do gado é essencial para mudar esse cenário. É aí que entra uma solução tecnológica inédita: a Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão, lançada em 2017. A ferramenta permite que o produtor acompanhe as medidas exatas de cada animal, tanto individualmente quanto em lotes, e, assim, saiba o momento certo de levá-los para o abate.

Projetada inicialmente para sistemas de confinamento e pastejo intensivo, a tecnologia poderá, futuramente, ser adaptada a outros modelos de criação.

Mais dados, mais performance

A Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão coleta e gera uma quantidade enorme de dados, assim, é possível acompanhar e controlar o rebanho de forma mais rigorosa. As informações ajudam o pecuarista a conhecer e entender a performance e a saúde do gado, a operação da fazenda e, ainda, eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo.

“A confiabilidade do sistema é impressionante”, cita o expert agropecuário Frederico Rosseto, gerente da Fazenda Santa Fé. “Ele funciona perfeitamente também sob chuva e com lama até os tornozelos”.

Os animais monitorados pelo sistema já passaram pela balança da Bosch mais de 5 milhões de vezes e esse número aumenta exponencialmente.

O gado da Fazenda Santa Fé é mais um exemplo vivo da estratégia 3s da Bosch – sensores, software e serviços, tudo conectado entre si. A ideia de fazer algo junto com o setor agropecuário do Brasil veio do próprio presidente regional da Bosch América Latina, Besaliel Botelho. “Sem esse apoio contínuo, não teríamos conseguido concretizar isso de forma tão rápida”, garante Gustavo Ferro, gestor do projeto.

A tecnologia não para por aí: todos esses dados ajudam a Bosch no aprimoramento da próxima geração do software. Muito importante também é saber que todos estes avanços de inteligência estarão sempre disponibilizados de maneira automática para todos os usuários e equipamentos, por meio de updates “over the air”, de forma que nenhum técnico seja necessário.