Solução de Plantio Inteligente

Plantio inteligente, eficiência no campo

Tempo de leitura: 2 Minutos

Nova tecnologia otimiza o controle de semente e aumenta a produtividade no campo

Bosch aumenta o rendimento de colheitas por meio de uma Solução de Plantio Inteligente

É unânime. Só há uma maneira de aumentar a oferta de alimentos sem agravar os impactos ambientais: elevando a produtividade. Um dos desafios nesse sentido é saber exatamente, em cada lavoura, quantas sementes colocar e qual a distância exata entre uma e outra. Próximas demais, elas competem por sol e nutrientes.Se muito afastadas, há desperdício de área de plantio, e a terra fica mais exposta à luz solar – o que estimula ervas daninhas e deixa o terreno mais árido.

A Bosch desenvolveu uma tecnologia que automatiza a distribuição de sementes, levando em conta variáveis como tipo de grão e fertilidade do solo. Trata-se da Solução de Plantio Inteligente, instaladas em semeadeiras.

Uma solução desenvolvida da América Latina para o mundo!

Até 20% em insumos

são economizados com essa solução de plantio inteligente, com isso, a Bosch transforma uma semeadeira comum em uma semeadeira inteligente.

semeadeira

É uma maneira de tirar proveito máximo do solo, aumentando a produtividade sem ampliar a área de plantio

Sidney Oliveira Junior - Gerente Corporativo de Vendas.
pessoa operando semeadeira

No sistema convencional, o operador da semeadeira é quem estabelece a distância entre os grãos – através da rotação do disco de distribuição e do deslocamento da própria máquina pela lavoura. O sistema da Bosch funciona por meio de um software. Com informações como mapa de fertilidade do solo e tipo de grão (milho, soja, feijão, algodão), o programa controla individualmente cada um dos dosadores da máquina, que podem chegar a 60.

“A fertilidade de um terreno é variável. Com as informações do mapa, a semeadeira sabe exatamente onde o solo está mais saudável e onde ele está pobre em nutrientes, e faz os ajustes em tempo real”, explica Rubens Avanzini, gerente de desenvolvimento de produto da Bosch.

Por meio de um GPS, a máquina também identifica as áreas onde o plantio já foi realizado e interrompe a disseminação de grãos ao passar pelo local novamente, o que evita desperdício e sobreposição de sementes.

Compartilhe isso no: