Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48IC-logoutIC-upIcon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist
Onde há fumaça, há fogo - Vigilância e eficiência no campo

Incêndios no campo: como evitar?

Vigilância eletrônica é fundamental para detectar focos logo no início, conter a propagação do fogo e aumentar a eficiência

Tempo de leitura: 4 minutos

O Brasil chega a registrar, nos meses mais secos do ano, mais de 40 mil grandes focos de incêndio – uma preocupação para a saúde, para o meio ambiente e para a produção agrícola. Nas épocas com menor umidade relativa do ar, o fogo se espalha mais facilmente, destruindo lavouras e causando grandes prejuízos.

O problema tem efeitos diversos, aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora focos no país por meio de satélites. Localmente, “as queimadas destroem a fauna e a flora, empobrecem o solo, reduzem a penetração de água no subsolo e, em muitos casos, causam mortes, acidentes e perda de propriedades”. Em âmbito regional, geram poluição atmosférica, prejudicando a saúde de milhares de pessoas – além de destruírem ecossistemas. Em nível global, estão associadas às modificações no clima do planeta.

132.872

grandes focos de incêndio registrados no Brasil em 2018

Mapa queimadas no Brasil

Tecnologia ajuda a evitar perdas na plantação

Building Technologies Camera

Para dificultar a propagação do fogo, a vigilância por câmeras pode fazer diferença. A MIC 7000 HD, acoplada a um software, identifica com rapidez focos de incêndio em um raio de até 15 quilômetros. Com rotações laterais em 360º e movimentos no sentido vertical, a câmera é especialmente útil em canaviais e plantações de eucalipto.

O software usado na detecção distingue nuvens ou neblina da fumaça provocada pela queima, minimizando os riscos de falsos alarmes. A câmera não só visualiza incêndio ainda em estágio inicial como indica as coordenadas exatas do problema, o que ajuda as brigadas a chegarem rapidamente ao foco.

Como se prevenir em áreas cobertas

Camera Aviotec

As áreas abertas das fazendas são as mais sujeitas a incêndio, mas o problema pode chegar a – ou mesmo ter início em – locais cobertos, como armazéns, granjas e estábulos. Tais áreas, porém, também podem ser monitoradas por câmeras, como a Aviotec, da Bosch. O equipamento detecta dois fatores relacionados ao fogo: a própria chama (por meio da cor, da cintilação e do formato) e a fumaça (por meio de sua propagação em velocidade constante e do movimento que faz de baixo para cima).

Para armazéns de grãos, a Aviotec traz uma importante vantagem: seu sistema não perde capacidade de detecção mesmo com grande quantidade de poeira, comum nesses ambientes. Assim, não deflagra alarmes falsos nem requer limpeza tão frequente.

Outro benefício: a câmera reconhece princípio de incêndio mesmo em locais com mais de cinco metros de altura, nos quais a fumaça demora a chegar ao teto. Isso ajuda a reduzir as proporções da queimada e facilita o seu combate.

Uma vez comprovado o problema, o sistema é capaz de tomar as mais variadas ações, que vão desde emitir um alerta até acionar esguichos automaticamente ou cortar a energia, caso o fogo parta de uma máquina.

Infográfico o impacto das queimadas

Compartilhe isso no: