Evitando toneladas de riscos
Mais segurança e produtividade com tecnologia Bosch para fechamento e isolamento de silos e chutes

Fechamento e isolamento de silos e chutes
O trabalho de extração de minérios envolve diversas etapas, e uma delas é o beneficiamento. Trata-se de um processo que adequa os minerais às necessidades das indústrias e aprimora a sua qualidade.
Na natureza, nem sempre os minerais são encontrados na forma em que serão consumidos pela indústria, seja por sua granulometria (tamanho), concentração ou por estarem associados a outras matérias que são indesejáveis ao processo industrial a que se destinam.
Para que o beneficiamento ocorra de modo satisfatório, equipamentos como os silos e chutes precisam funcionar sem interrupções. Neles, são armazenados e traspassados milhares de toneladas de material.
A quebra de algum mecanismo localizado abaixo desses equipamentos,
como alimentadores de sapatas, correias, peneiras vibratórias ou britadores, pode gerar grandes problemas na operação. Afinal, para a correta manutenção, seria necessário interromper o escoamento do minério imediatamente. Uma tarefa nada simples, considerando a grandeza das atividades.
Uma das formas tradicionais de realizar a interrupção deste processo é o agulhamento, que consiste em aplicar lanças metálicas, que pesam até 30 quilos, para fechamento do silo.
Não é difícil imaginar, portanto, que este seja um procedimento de risco significativo aos trabalhadores, no que diz respeito à ergonomia e segurança, já que as “agulhas” precisam ser inseridas manualmente.

Além de apresentar riscos, o processo de agulhamento também é demorado, dependendo do local e das possibilidades de atuação da equipe, pode chegar a 24 horas ou mais. Outra alternativa é a lavagem do silo para esvaziamento total, uma tarefa também manual e lenta, tendo impacto significativo na produção. A Bosch oferece uma solução inovadora
que, literalmente, elimina um risco de toneladas. Com acionamento automatizado, a Válvula Guilhotina da Bosch possui um sistema hidráulico inteligente que consegue bloquear, automaticamente, silos e chutes em qualquer situação de operação. Um ou dois obturadores de aço de alta resistência - à abrasão - interrompem o fluxo de minério.
Inquestionavelmente, o sistema proporciona agilidade: o fechamento completo demora meros 10 minutos no pior caso, se o silo estiver entupido; em situação de fluxo, entretanto, o tempo necessário é de, no máximo, um minuto. Do ponto de vista de segurança, a diferença também é dramática: o fechamento é completamente automático, sem intervenção humana nesses locais de elevado risco à vida.
Além de aumentar consideravelmente a produtividade, a Válvula Guilhotina também permite a automação dos processos de amostragem, que tradicionalmente são imprecisos e demandam muita energia. Com isso, todas as ações são realizadas de acordo com a frequência desejada, sem intervenção dos trabalhadores.
