Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48Icon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Icon--store-locator-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist

Este site utiliza cookies por motivos de funcionalidade, conveniência e estatística. Você pode alterar esta definição a qualquer momento, clicando em “Alterar definições.” Caso concorde com a utilização de Cookies, clique em "Sim, eu concordo".

Powertrain

A evolução do Powertrain

Combustão e eletrificação andando juntas. Hibrido flex

Tempo de leitura: 4 minutos

Nos anos 1970, o Brasil agitou o mercado automotivo com uma novidade: o motor a etanol. Três décadas depois, outra revolução: o motor flex (bicombustível) deixava nas mãos do motorista a escolha do combustível para abastecer o carro.

O impulso para buscar alternativas à gasolina e ao diesel veio com a crise global do petróleo, em 1973, que provocou escassez do produto e fez com que o preço do barril disparasse.

"Ainda não éramos autossuficientes em petróleo e importávamos cerca de 70% da nossa demanda para o consumo interno". Besaliel Botelho, presidente da Bosch na América Latina.

Os sistemas de powertrain da Bosch garantem uma mobilidade mais eficiente, econômica e fascinante.

Com grande disponibilidade de terras para a agricultura, o Brasil viu na cana-de-açúcar uma saída para o problema e criou, em 1975, o Proálcool – Programa Nacional do Álcool – que oferecia incentivos fiscais e linhas de financiamentos para o desenvolvimento de uma opção a gasolina. Como resultado, em 1979, o mercado passou a comercializar automóveis com motor a etanol.

Em 2003 chega ao mercado o motor Flex Fuel – Besaliel Botelho - Presidente da Robert Bosch na América Latina - foi um dos protagonistas no desenvolvimento da tecnologia. O sistema permite que o motor trabalhe tanto com gasolina quanto com etanol. Anos depois, mais precisamente em 2009 a Bosch lança o motor FlexStart, que aquece o etanol antes que ele seja injetado no motor e dispensa o tanquinho de gasolina.

Os chamados carros híbridos são o caminho para quem quer unir sustentabilidade, eficiência e economia em um único veículo.

powertrain

A mobilidade dá novos passos rumo a um novo momento. A eletrificação do veículo é o futuro da indústria automotiva e a Bosch uma líder em soluções para este mercado, oferece soluções de acionamento inovadores para veículos elétricos e híbridos.

Os híbridos - eletrificação e combustão - têm se apresentado como uma opção e é um passo importante para propulsar os veículos totalmente elétricos. Eles garantem a redução das emissões de poluentes e de combustível em até 30%, já que o motor elétrico é acionado no instante em que o carro atinge sua melhor performance. Outra vantagem do híbrido é que os motores elétricos são capazes de acumular energia duragem a frenagem, dispensando a criação de estrutura de carregamento das baterias.

"Acreditamos que, no Brasil, o caminho para o elétrico vai passar primeiro pelo híbrido."

Besaliel Botelho, Presidente da Robert Bosch América Latina

A Bosch está energizando o powertrain

electrified

A indústria da mobilidade está em uma fase de evolução tecnológica - e revolução - que reinventará o transporte moderno. A Bosch está na vanguarda desta era transformadora, fornecendo várias soluções que moldarão o futuro da mobilidade.

Os motores elétricos devem dominar o mercado no futuro. Mais eficientes que os motores a combustão e mais limpos, eles ainda são capazes de converter 95% da energia dos motores em força nas rodas. Nos carros movidos a combustão, esse percentual não passa dos 35%.

A Bosch sempre acompanhou e contribuiu com os avanços da história da mobilidade, participando com inovações em praticamente todas as suas fases. Por estar trabalhando fortemente em tecnologias para os carros elétricos e híbridos, nos últimos anos desenvolveu soluções como o motor elétrico, o inversor de potência veicular, as baterias de alta voltagem e o sistema de frenagem regenerativa.

infografico

Flex Fuel no Brasil

xxxxx

A trajetória de um time de empreendeodres

Um livro narrado pelos protagonistas do sistema Flex Fuel. Conheça como a Bosch, com seu DNA de inovação, contribuiu para desenvolver e implementar a tecnologia no mercado.