Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48Icon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Icon--store-locator-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist

Este site utiliza cookies por motivos de funcionalidade, conveniência e estatística. Você pode alterar esta definição a qualquer momento, clicando em “Alterar definições.” Caso concorde com a utilização de Cookies, clique em "Sim, eu concordo".

Promovendo a Educação - compartilhando conhecimento para um futuro melhor

Promovendo a Educação

Educação de qualidade nos conecta com o desenvolvimento

Tempo de leitura: 6 minutos

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4.

O Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos, segundo IBGE – dados de 2016. Isso corresponde a 7,2% da população com idade igual ou superior a 15 anos. As regiões que lideram essa taxa são respectivamente o Nordeste, com 14,8%, e a região Norte, com 8,5%.

A taxa indica que o Brasil ainda não alcançou umas das metas intermediárias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que era de 6,5%.

Outro dado importante é que, no Brasil, quase 25 milhões de jovens com idade entre 14 e 29 anos estão fora das salas de aula. O trabalho e a falta de interesse pelos estudos, são alguns dos motivos desse resultado - um grande desafio para a educação brasileira.

Robert Bosch

A educação liberta!

Robert Bosch (1861-1942)

A frase dita em 1923 por Robert Bosch, inspirou o Instituto Robert Bosch a definir uma das suas principais causas, a Educação. Ao investir em uma série de atividades educacionais. O Instituto mostra que, mesmo em meio a um cenário desfavorável, surgem conexões poderosas, capazes de socializar conhecimento e experiências.

Ao atuar em ações com foco com foco na educação de crianças e jovens, o Instituto Robert Bosch promove o desenvolvimento social de comunidades vizinhas às fábricas e escritórios da Bosch no Brasil. São dezenas de projetos nas áreas de voluntariado, formação socioemocional, projetos apoiados e profissionalização.

“Conectando pessoas, realizando sonhos e construindo o futuro através da tecnologia.”

Educação de qualidade Bosch

Por meio de uma parceria entre o Instituto Robert Bosch e o Instituto social WAAS (#WAAS), Marcos Mateus Garrido de Mello, Raul Guedes Carlesse, ambos de 14 anos, e Jennifer Gabriela da Silva Jetka, de 13 anos, participaram do projeto We Are All Smart, que tem o objetivo de levar tecnologia para alunos de escolas públicas, ensinando os fundamentos básicos de hardware, software e conhecimentos específicos.

Os três jovens estudantes desenvolveram uma solução para combater incêndios florestais, o que chamou a atenção da NASA. Trata-se do dispositivo Juno Radio, que recebe informações dos satélites sobre possíveis ocorrências, transforma dados digitais em informações analógicas e as transmite para estações de rádio, mesmo nas áreas mais remotas do Brasil. O sucesso dos três adolescentes tem sido uma inspiração para as pessoas do bairro onde eles moram, na cidade de Curitiba/PR.

Formação profissional: incentivo à educação e aposta em jovens talentos

WAAS

O programa de formação de aprendizes nos Centros de Aprendizagem da Bosch, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), tem o objetivo de proporcionar aos jovens um primeiro contato com o trabalho e, assim, permitir que eles coloquem em prática seus conhecimentos e habilidades durante o período do programa.

Além de todos os benefícios trabalhistas, os jovens contam com uma ampla infraestrutura em oficinas para treinamentos, equipamentos, instrutores qualificados e voluntários, que fazem parte do processo de aprendizagem desses estudantes. Os cursos preparam os alunos para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, envolvem a família no processo de desenvolvimento pessoal.

A parceria entre a Bosch e o Senai acontece desde 1960 e já são mais de 2.300 profissionais qualificados neste período. Nos últimos dez anos, a taxa de efetivação na empresa é de aproximadamente 90%.

Confira mais ações do Grupo Bosch em prol de uma educação de qualidade. Acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade 2017- apenas em Inglês.

Compartilhe isso no: