Ir para o conteúdo principal
Bosch no Brasil

Como a AIoT na medicina apoia o bem-estar e proporciona qualidade de vida

Como a AIoT na medicina apoia o bem-estar e proporciona qualidade de vida

Todos os dias, novas tecnologias e recursos são incorporados ao cotidiano dos profissionais da saúde. Neste post, você entenderá melhor os impactos da AIoT na Medicina, bem como as principais inovações para o setor.

Nos últimos anos, a ideia de contar com diversos equipamentos conectados à internet revolucionou o mercado. Mas a verdade é que o conceito se expandiu e, hoje, é realidade em vários segmentos. Continue a leitura para entender melhor esse conceito e tirar suas dúvidas sobre o tema!

AIoT na Medicina: o que é isso?

Nada mais é que a aplicação da Inteligência Artificial das coisas — na área da saúde. Por meio dessa integração, o atendimento e a experiência de pacientes, profissionais e até pesquisadores são melhorados.

É importante enfatizar o conceito de IA (Inteligência Artificial), uma tecnologia capaz de simular a capacidade humana de pensar, entender o ambiente e tomar decisões. Ou seja, fazer com que máquinas executem atividades de forma inteligente.

Assim sendo, a AIoT é a aplicação dessas tecnologias a favor da Medicina, solucionando problemas e se antecipando a demandas. Nesse caso, a intervenção humana em diversos processos é mínima ou inexistente.

Como a IoT pode ser aplicada na Medicina?

Como a IoT pode ser aplicada na Medicina?

Entendendo o conceito, fica mais fácil visualizar as diversas possibilidades de aplicação da AIoT na Medicina. Isso porque a tecnologia tem um grande potencial e já revolucionou o dia a dia de diversos pacientes e profissionais.

Relógios inteligentes

Em primeiro lugar, equipamentos comuns são capazes de coletar dados e armazená-los para que o médico faça análises mais profundas sobre a saúde dos pacientes. É o caso de relógios inteligentes e de sensores que medem a pressão arterial e batimentos cardíacos.

Em muitos casos, esses equipamentos operam de forma remota. Além disso, as informações coletadas são enviadas automaticamente para o consultório, auxiliando o monitoramento do tratamento.

Qual é a relação entre a tecnologia na Medicina e as soluções da Bosch?

Qual é a relação entre a tecnologia na Medicina e as soluções da Bosch?

A Bosch tem como escopo desenvolver tecnologias para a vida. Exatamente por isso, está atenta às principais necessidades de seus clientes e da sociedade como um todo.

Trabalhando em prol do desenvolvimento da Medicina e visando contribuir com o bem-estar e a saúde das pessoas, ela já lançou diversos produtos que revolucionam o cotidiano de quem atua na área e de todos que buscam uma Medicina mais eficiente e moderna.

Como exemplo, o monitor de hemoglobina portátil, que pode detectar anemia por meio da leitura do dedo. Esse dispositivo é particularmente adequado para regiões com acesso insuficiente à assistência médica. Equipado com IA, o monitor de hemoglobina entrega resultados em 30 segundos – sem a necessidade de exames de laboratório ou testes sanguíneos.

O teste de coronavírus PCR no dispositivo Vivalytic é mais uma solução da Bosch. Graças a ele, é possível ter um diagnóstico em menos de 30 minutos, o que é fundamental para o combate ao vírus e para a superação da pandemia.

Importante enfatizar que o sistema, que consiste em dispositivos de análise e cartuchos de testes, é fruto de uma longa colaboração entre a equipe corporativa de pesquisa da Bosch e sua engenharia avançada, a divisão Bosch Healthcare Solutions, e o Hospital Robert Bosch.

As câmeras de segurança da Bosch contribuem com a área de Medicina, especialmente com o combate à Covid-19. Essa ferramenta inovadora com análise de vídeo inteligente integrada mede a temperatura corporal sem qualquer tipo de contato físico, além de ser feito de forma anônima e com alto nível de precisão — variação máxima de meio grau.

Outro detalhe é que as câmeras detectam se a quantidade de pessoas presentes em um estabelecimento está de acordo com as restrições que foram estabelecidas pela pandemia. Aliás, essa ferramenta teve reconhecimento no Prêmio Inovação CES® 2021.

Qual é a relação entre a tecnologia na Medicina e as soluções da Bosch?

Por fim, é importante destacar o primeiro sensor IA de autoaprendizagem do mundo para dispositivos de monitoramento fitness. Trata-se de uma tecnologia inovadora, que dispensa a conexão com a internet durante os exercícios físicos.

Seja durante a prática de exercícios físicos ou para detecção de passos, reconhecimento de atividades, fitness tracking ou contador de calorias, os sensores (MEMS) já fazem parte do dia a dia de muita gente.

Qual é o impacto da AIoT na qualidade de vida dos pacientes e da população?

Qual é o impacto da AIoT na qualidade de vida dos pacientes e da população?

A tecnologia tem como principal função melhorar a vida humana. Afinal, os constantes estudos e pesquisas geram recursos que transformam o dia a dia das pessoas, tornando-o mais confortável, seguro e eficiente.

Quando o assunto é AIoT na Medicina, não há dúvidas de que o investimento tenha um retorno positivo. Nesse ponto, a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e da população demonstra como essa decisão é estratégica, pois gera inúmeros benefícios:

⦁ melhor comunicação entre paciente e médico;

⦁ monitoramento preciso das condições de saúde dos pacientes;

⦁ controle eficaz de condições clínicas que exigem acompanhamento;

⦁ melhores resultados de tratamentos e intervenções médicas.

Os recursos da Bosch apresentados demonstram que a tecnologia pode ser usada a favor da vida. Aliás, a aplicação da AIoT no setor de saúde é uma das formas de demonstrar todo o seu potencial e valor.

O mercado está repleto de tendências nessa área, e os maiores beneficiados são os que buscam mais qualidade de vida e uma assistência à saúde moderna e de qualidade.

Interessado nas soluções Bosch para o AIoT?

Compartilhe isso no: