Ferramenta produtividade maquinário plantação

Soluções que transformam o campo

O cotidiano no campo vem mudando com o passar dos anos. De uma agricultura voltada à subsistência para um grande exportador, o Brasil tem um papel cada vez mais relevante no agronegócio mundial. 

Mas, para que ele continue a crescer, muita coisa no dia a dia do produtor ainda precisa mudar. A começar pelas barreiras que ele enfrenta no uso da tecnologia. Hoje, já é possível encontrar uma ampla variedade de ferramentas e sistemas que suportam esses desafios e têm transformado a realidade para melhor. 

Além disso, unir uma política agrícola que valorize e se preocupe com a sustentabilidade e eventos climáticos extremos, tais como chuvas e secas, ajuda no planejamento — desde o plantio até a colheita. 

Neste artigo, a Bosch traz para você mais sobre a realidade do campo, seus principais desafios, o trabalho da manutenção preventiva, ferramentas que permitem melhorar a produtividade de máquinas, entre outros. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

Como é o dia a dia no campo e quais os seus desafios?

Quando se fala do dia a dia no campo, o produtor entra como personagem principal desse processo, afinal, é por ele que passa desde a determinação da cultura a ser plantada até o transporte para o consumidor, seja ele final ou não. Esse cenário por si só aponta para um cotidiano permeado por desafios. Portanto, é preciso ter cuidado com todas as fases que perpassam o agronegócio para poder se preparar.

Produtividade Máquinas Campo Plantação

O primeiro deles diz respeito à produção. O desafio diário de manter a produtividade, controlar pragas e doenças, manter a irrigação correta, bem como produzir cultivares com a maior qualidade são apenas alguns dos exemplos de tarefas a serem realizadas pelo produtor. Inclusive, há uma crescente necessidade de comunicação, a fim de integrar todas essas tarefas do seu trabalho.

Sem contar a tarefa de lidar com as incertezas de fatores que não dependem do produtor, como mudanças climáticas, volatilidade do mercado e da economia, aumento ou redução na demanda da produção, políticas governamentais, entre outros. 

Outra questão com a qual o produtor precisa lidar é a variedade do seu trabalho. Muitas vezes, quando se controla uma fazenda, é preciso saber lidar não só com o cultivo ou mesmo a criação de rebanho, mas com tudo o que implica a agropecuária, como escolha das melhores máquinas e sistemas para aumentar a produtividade, aplicações das tecnologias e ferramentas no dia a dia. 

Cabe lembrar que a questão do maquinário e tecnologia também é algo desafiante, ainda mais que é preciso levar em consideração as falhas que podem ocorrer pelo caminho. Isso poderá deixar o produtor na mão, a menos que ele saiba como se prevenir de potenciais problemas, por meio de ações como a manutenção preventiva. 

O que é manutenção preventiva no campo e qual a sua importância?

A manutenção preventiva visa diminuir os custos operacionais com maquinário e reduzir o risco de operações de plantio, trabalhando em prol de uma agricultura de precisão. A ideia dela é prevenir falhas no desempenho dos equipamentos que afetam a produção por meio de ações pontuais de prevenção.

Produtividade Máquinas Campo Plantação

Para garantir uma manutenção alinhada, é preciso determinar um cronograma que deve ser baseado na quantidade de horas que os equipamentos foram usados. Com isso, é possível definir um plano de manutenção que ajudará a evitar tanto transtornos quanto a redução de produtividade. 

Vale lembrar que, para manter o processo funcionando, é fundamental que os trabalhadores da fazenda saibam como checar as máquinas, desde a segurança oferecida por ela até o funcionamento da parte elétrica/eletrônica. 

A sua importância está pautada ainda em fatores como o alto prejuízo de uma máquina que não funciona, a necessidade de aumento da sua durabilidade, bem como a melhoria da produtividade no campo. Neste último, vale ressaltar que equipamentos em bom estado garantem uma colheita mais eficaz, evitando desperdícios, por exemplo.

Outra questão que vale a pena ser ressaltada é que quanto menos manutenções preventivas, maior a necessidade de manutenções corretivas que costumam ter um custo maior. Sem contar que a queda da produção pela falha pode fazer com que as equipes da fazenda trabalhem mais, pois não existem ferramentas disponíveis para realizar a operação, o que nem sempre é a melhor solução.

Como fazer a manutenção preventiva no campo?

A fim de garantir que a manutenção preventiva seja feita de maneira qualificada, é preciso obter o máximo de dados possíveis sobre as máquinas e equipamentos utilizados.

Isso inclui histórico de incidentes, relatório de performance, produtividade por hectare, entre outros. 

Com isso, é possível estabelecer um planejamento de manutenção preventiva para que ele seja implementado e tenha o sucesso desejado. É claro que ele deve vir acompanhado de um inventário sobre todo o maquinário e outras tecnologias que são utilizadas na fazenda. Isso evita que algum detalhe permaneça fora do escopo de trabalho. 

Com todas essas informações, é hora de criar procedimentos para a realização dessa manutenção. E o que isso significa? Determinar a periodicidade com que cada uma acontecerá, quais serão os procedimentos de segurança e tempo de reparo são alguns deles, que precisam ser seguidos da preparação da equipe de trabalho que colocará em prática as determinações de manutenção. Por fim, há uma fase focada em análise, ajuste e melhora dos processos. Assim, a manutenção preventiva pode ser eficaz na detecção de problemas, antes mesmo que eles aconteçam. 

Quais ferramentas possibilitam a manutenção preventiva no campo?

Quem não vive o dia a dia do campo não imagina quais são as tarefas que compõem a rotina de um produtor. Além dos cuidados com a lavoura e com o rebanho, há uma série de atividades importantes para manter a estrutura em pleno funcionamento. A construção e o reparo de cercas, armazéns e silos são algumas dessas ações.

A manutenção preventiva de máquinas agrícolas também é um fator-chave, já que impacta diretamente na produção. O deslocamento desses veículos pode interferir em momentos decisivos de um cultivo. Assim, ter a possibilidade de realizar algumas dessas manutenções no próprio campo ajuda o produtor a ter mais eficiência, economia e agilidade no processo produtivo.

Produtividade Máquinas Campo Plantação

Ferramentas Bosch

As ferramentas a bateria da Bosch são soluções adequadas para aplicação no campo. O trabalho se torna muito mais fácil, pois esses equipamentos trazem flexibilidade e rapidez.

Por exemplo, você sabia que é possível remover a ferrugem de uma máquina agrícola sem danificar a estrutura metálica? Graças ao uso adequado de um disco de limpeza da Bosch.

Outro exemplo é a aplicação da Bosch GO para trocar aproximadamente 360 “dedos” de uma colheitadeira de soja. A ferramenta é considerada a primeira parafusadeira inteligente do mundo com inovador sistema Push&Go, pois basta pressionar para parafusar. 

Realizar a manutenção das engrenagens de uma colheitadeira não é uma tarefa fácil, pois demanda tempo e agilidade para não prejudicar a produção com a parada da máquina. A Bosch Go ajuda a solucionar esse problema, pois o produtor, que antes utilizava uma chave manual, agora realiza a manutenção com mais eficiência e rapidez, sem tirar a colheitadeira do campo.

Vale lembrar que os equipamentos mais modernos da marca já contam com bateria wireless que permite o carregamento de onde estiver. Sem contar que as ferramentas são bastante seguras, evitando contragolpes, quando há travamento de brocas, por exemplo.

Caso, a ferramenta caia durante o manuseamento, o sistema é capaz de fazer a identificação da queda e acionar o desligamento, evitando assim acidentes. Por sua vez, os motores usam sensores eletrônicos capazes de reduzir o consumo de energia, além de oferecer maior vida útil ao proporcionar menos aquecimento do motor. 

A Bosch está em busca constante pelo melhor desempenho de suas ferramentas, trazendo as mais novas tecnologias para o mercado. Como foi visto, muitas das ferramentas oferecidas hoje pela empresa são importantes para a manutenção preventiva nos campos. Para conhecer mais sobre elas, acesse a página de produtos!

Interessado nas soluções Bosch para o Agronegócio?

Compartilhe isso no: