Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48Icon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Icon--store-locator-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist

Este site utiliza cookies por motivos de funcionalidade, conveniência e estatística. Você pode alterar esta definição a qualquer momento, clicando em “Alterar definições.” Caso concorde com a utilização de Cookies, clique em "Sim, eu concordo".

Cidades e comunidades sustentáveis

Inteligentes, conectadas e sustentáveis: assim são as cidades do futuro

Contribuir para cidades inteligentes nos conecta com mais qualidade de vida

Tempo de leitura: 5 minutos

As populações urbanas estão crescendo: de acordo com as Nações Unidas, cerca de dois terços da população global viverão em conurbações até 2050 – em 2014, este número equivalia apenas à metade. A urbanização está crescendo e, junto dela, desafios que devem ser resolvidos por meio de soluções inteligentes.

A lista de impactos devido ao crescimento da população é extensa. Podemos destacar, por exemplo, o aumento do número de carros nas ruas e consequentemente grandes congestionamentos, emissão de gases nocivos ao meio ambiente e o crescimento de acidentes.

Minimizar os impactos dessa realidade é o que propõe o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 11, que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. É preciso transformar os espaços urbanos para melhorar a qualidade de vida.

A Bosch está trabalhando para equipar cidades para o futuro oferecendo mobilidade inteligente, melhor qualidade do ar, mais segurança, conveniência e diversos outros serviços. Em suma, o objetivo é atingir uma qualidade de vida significativamente melhor nos centros urbanos. A empresa combina portfólio abrangente, o conhecimento e uma excelente experiência em sensores, softwares e serviços – 3S.

"Precisamos de uma nova concepção de cidade, no qual o fator chave é a tecnologia que tornará as cidades inteligentes e eficientes. "

Stefan Hartung, membro do conselho de administração da Bosch na Alemanha

A internet das coisas (IoT) é uma das principais bases da cidade do futuro. A solução está encontrando caminhos em todos os setores da vida, como por exemplo: uma unidade compacta que mede e analisa a qualidade do ar em tempo real, um sistema que monitora digitalmente os níveis de água dos rios e avisa com antecedência os riscos de inundação, até um serviço de estacionamento completamente autônomo que facilita a vida do condutor.

Outro exemplo é na Baía de San Leandro, na Califórnia - a Bosch equipou cerca de 5000 postes de iluminação com LEDs, além de fornecer um sistema de gerenciamento remoto da iluminação pública da cidade. Dessa forma, as luzes só são ligadas quando realmente necessário. Com esta solução, San Leandro poderá economizar cerca de oito milhões de dólares nos próximos 15 anos.

Cidades sustentáveis Bosch

Fundamentais para moldar o futuro das grandes cidades, as soluções inteligentes para a mobilidade urbana também são fatores chaves. A Bosch está trabalhando para tornar a mobilidade do futuro livre de acidentes, estresse e emissões.

Enquanto o motorista dirige, o veículo automaticamente reconhece e mede os espaços entre os carros estacionados, transmitindo os dados em tempo real para um mapa digital. Dessa forma, os motoristas são guiados diretamente para vagas disponíveis.

Saiba mais