Entenda o que é ESG e qual sua importância
A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança. Trata-se de um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho responsável e sustentável das empresas em relação ao meio ambiente, à sociedade e à forma como são administradas.
Nos últimos anos, o tema ESG tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil e no mundo.
Mas, afinal, o que significa ESG?
O ESG é muito mais do que apenas a tradução de sua sigla, ele tem se tornado sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade para as empresas.
Além disso, os critérios ESG estão totalmente relacionados aos chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), termo usado pela ONU para se referir aos 17 macro temas que representam os desafios e vulnerabilidades que precisam ser encabeçados por todos até 2030 para atuar no desenvolvimento sustentável do mundo.
O ESG mede o quanto uma empresa, em um projeto ou nos seus negócios, é capaz de, ao mesmo tempo, agir de forma sustentável quando confrontada com estes três fatores: ambiental, social e governança.
- Ambiental: Refere-se ao impacto no meio ambiente das atividades da empresa, como emissões de gases do efeito estufa, uso de energia e recursos naturais, gestão de resíduos e proteção da biodiversidade.
- Social: Trata da relação da empresa com seus colaboradores, clientes, comunidades e a sociedade em geral — incluindo temas como diversidade, inclusão, saúde, segurança e direitos humanos.
- Governança: Diz respeito às práticas de gestão, ética corporativa, transparência, compliance, estrutura de liderança e responsabilidade nas decisões estratégicas.
O Grupo Bosch, globalmente, também tem definido metas robustas dentro do conceito de ESG e totalmente alinhadas com os ODS estabelecidos pela ONU, tanto no que se refere aos seus processos produtivos, ao ambiente de trabalho quanto à criação de produtos e serviços que ajudam a melhorar a vida das pessoas.
ESG na Bosch
A estratégia de sustentabilidade da Bosch é alicerçada em objetivos concretos em todas as áreas de ESG — Ambiental, Social e Governança. Desde sua fundação, a empresa tem incorporado esses princípios aos seus valores e práticas, tornando-os parte intrínseca de sua visão corporativa.
Na área ambiental, por exemplo, a Bosch se destacou globalmente ao atingir, em 2020, a neutralidade de carbono em todas as suas mais de 400 localidades, sendo a primeira empresa industrial a alcançar esse marco.
Hoje, as questões de ambiental, social e governança não são apenas parte da agenda corporativa da Bosch, mas também impactam profundamente as relações comerciais, as preferências de consumo e a geração de novas oportunidades de negócios e inovações tecnológicas.
Para alinhar e fortalecer suas iniciativas ESG, a Bosch América Latina recentemente constituiu um comitê multidisciplinar dedicado ao tema (RSB). Esse comitê atua de forma integrada com a estratégia global da empresa, concentrando-se nos pilares chaves:
As novas dimensões da Bosch 2025-2030 trouxe duas novas alterações: A inclusão de governça (que está por trás de todos os pilares) e a mudança de DEI para PEOPLE.
Governança
1 | Ética nos negócios
2| Privacidade
O cumprimento do princípio da legalidade, bem como práticas comerciais responsáveis e justas fazem parte dos valores da Bosch e são uma prioridade para a nossa empresa.
Gente
1|Empregador de escolha
2| Diversidade, equidade e inclusão
Condições de trabalho atraentes qualificam a Bosch como um empregador de escolha. Diversidade, equidade e inclusão são a chave para o sucesso a longo prazo nos negócios.
Para a Bosch, é fundamental envolver o maior número possível de colaboradores na gestão da sustentabilidade.
Todos e cada um na Bosch são chamados a contribuir e promover a sustentabilidade em sua esfera individual de influência. O objetivo é que a sustentabilidade se torne uma mentalidade compartilhada dentro da empresa - assumida por cada associado através de sua conduta.
Para saber mais, clique aqui!
Perfil
Gastón Diaz Perez
CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.
“Neste universo em que a sustentabilidade e as discussões para uma agenda ESG no mundo corporativo têm ganhado cada vez mais relevância, a transparência é um dos pontos essenciais. Na Bosch, priorizamos realizar ações que gerem resultados efetivos e que possam ser comprovados em nossa cadeia de valor e para a sociedade, alinhados ao nosso propósito de tecnologia para a vida.”