veículos hibridos vantagens

Veículos híbridos: como funciona sua tecnologia?

powertrain dos veículos evolui constantemente, assim como as novas tecnologias agregadas aos motores a combustão. A eficiência energética e o desempenho estão entre o foco das inovações e, nesse contexto, o carro híbrido vem ganhando popularidade em todo o mundo. Os motores menores ganham cada vez mais aceitação, porque usam menos peças e ocupam menor espaço, o que reduz o peso do automóvel. 

E você? Já está por dentro desse conceito? A seguir, compreenda o que é exatamente um carro híbrido, como ele funciona e de que forma o Rota 2030, estratégia do Governo Federal focada no desenvolvimento automotivo do país, pode contribuir! 

O que é um veículo híbrido?

Carro híbrido futuro

Em linhas gerais, híbrido é um veículo alimentado por dois tipos de motores: combustão e eletricidade. Assim, ele consegue funcionar com gasolina, etanol ou diesel e, ainda, ter um propulsor elétrico. Dessa forma, o sistema reúne os pontos positivos de cada uma dessas fontes de energia.

Por um lado, os modelos de motor a combustão conseguem uma boa autonomia pela facilidade de abastecimento, porém a queima de combustível resulta em poluentes dispensados ao meio-ambiente.

Já a fonte elétrica, por outro lado, faz a autonomia e o tempo de recarga das baterias ser um desconforto ao usuário. Entra, então, a facilidade dos carros híbridos: eles conseguem aproveitar os pontos positivos dos diferentes tipos de motores, trazendo muitas vantagens ao motorista, como praticidade, conforto e autonomia.

Qual é a diferença entre veículo híbrido e elétrico?

Sistema veículo híbrido

Ambos os modelos são uma resposta muito eficiente aos apelos em prol do meio ambiente. Afinal, conciliam o bom desempenho e contribuem para um ar mais limpo. Porém, existem diferenças importantes.

O carro híbrido é desenvolvido a partir de alta tecnologia, sendo movido por eletricidade e combustível. As duas fontes de energia podem funcionar tanto individualmente quanto de forma conjunta, gerenciados por um sistema inteligente.

Já o veículo elétrico não conta com um motor movido a combustão. Por isso, as emissões de CO2 são nulas durante seu uso. Entretanto, ele depende de estações para recarga, pois tem uma única fonte de energia.

Como funciona o veículo híbrido na prática?

Por meio dos dois propulsores, cada motor cumpre suas próprias funções. A fonte elétrica pode ser de dois tipos, aquelas que tem um plug-in (com tomada para carga na rede elétrica) ou a “tradicional” cuja carga vem da frenagem e também através do motor à combustão interna, que funciona como um gerador.

Veículo híbrido abastecimento

Já o motor a combustão faz o veículo continuar em movimento e vai gerar energia para o propulsor elétrico.

Em alguns modelos não é necessário nem recarregar as baterias pois o motor elétrico transforma o próprio movimento das frenagens em energia. O combustível também será exigido em situações que demandam mais potência, como na estrada ou em ladeiras.

Em alguns modelos, é possível escolher um modo de direção, no qual o sistema vai economizar mais ou menos combustível, em troca de uma potência maior ou menor. De qualquer maneira, ele sempre será econômico. Na cidade, eles chegam a fazer 40 km por litro, como o BMW i8, uma economia bastante considerável.

Como é o sistema híbrido flex?

O carro híbrido flex adiciona uma função importante ao motor à combustão: a capacidade de queimar tanto o etanol quanto a gasolina. Tal inovação permite ao modelo ser movido por três diferentes fontes de energia.

Dessa forma, o híbrido flex representa diversas vantagens ao mercado, aos usuários e ao meio ambiente. Ele contribui para a redução dos gases que intensificam o efeito estufa, sobretudo nas grandes cidades.

Cabe ressaltar que powertrains híbridos têm dois “corações”. Os componentes da Bosch combinam o melhor de ambos: o motor elétrico com zero emissão local e um avançado motor de combustão. Isso faz com que esse powertrain seja uma solução ecológica e eficiente, não apenas para a condução urbana, mas também para viagens mais longas.

Quanto maior a redução do consumo de combustível, menor emissão de CO2.

Cabe ressaltar que a eletrificação do veículo é o futuro da indústria automotiva, e a Bosch oferece soluções inovadoras tanto para veículos elétricos quanto para os híbridos.

Veículo híbrido

O futuro da mobilidade

A indústria da mobilidade está em uma fase de evolução tecnológica — e revolução — que vai reinventar o transporte moderno. A Bosch está avançada na transformação, criando diferentes soluções que ajudarão a moldar o futuro da mobilidade.

Os motores elétricos estarão cada vez mais presentes no mercado. Além de serem mais eficientes e limpos se comparado aos motores de combustão, eles ainda conseguem converter 95% da energia dos motores em força nas rodas. Nos modelos movidos a combustão, o valor não ultrapassa os 35%.

A Bosch acompanha e contribui com os avanços na história da mobilidade, apresentando inovações em praticamente todas as suas fases e trabalhando fortemente em tecnologias para os carros elétricos e híbridos. Nos últimos anos, a Bosch trouxe diferentes soluções, como o inversor de potência veicular, as baterias de alta voltagem e o sistema de frenagem regenerativa.

Qual é a relação do Rota 2030 com os carros híbridos?

O programa Rota foi criado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e tem por objetivo alterar o sistema de tributação de veículos elétricos e híbridos. Esses incentivos são fundamentais para fomentar investimentos dos fabricantes do setor aqui no país. O decreto reduz a alíquota do IPI referente aos carros híbridos elétricos de 25% para uma tabela entre 7% a 20%, conforme o peso e a eficiência energética do veículo.

Veículo híbrido rota 2030

Existe ainda o projeto para diminuir o imposto daqui a alguns anos, quando o Rota 2030 chegar à segunda fase. O plano completo terá 15 anos de duração, e a ideia é que os carros fabricados por aqui sejam mais eficientes, seguros e confortáveis.

Essa nova Política Automotiva Brasileira tende a incentivar o avanço do híbrido e da eletrificação no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeiva), a venda no setor representa apenas 0,3% do volume de veículos leves vendidos no país como potencial para o crescimento.

A Bosch colocou sua força técnica para dar embasamento ao Rota 2030, contribuindo com soluções para um Brasil melhor em eficiência energética e segurança veicular.

O carro híbrido é uma das grandes inovações do mercado automobilístico. Ele consegue unir pontos positivos dos motores a combustão e propulsores elétricos. Dessa forma, é possível combinar autonomia, bom desempenho, economia e sustentabilidade. Transformar a mobilidade é o que nos move!

carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico
carros hibridos e eletricos infografico

Interessado nas soluções Bosch para a Mobilidade?

Compartilhe isso no: