Ir para o conteúdo principal
Bosch no Brasil
Tecnologia para a vida

Bosch no Brasil

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.800 colaboradores e registrou, em 2021, um faturamento líquido de R$ 6,9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 9,2 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega aproximadamente 402,600 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2021). A empresa gerou vendas de 78,7 bilhões de euros em 2021. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. Em 128 localidades ao redor do mundo, a Bosch emprega 76.100 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento, sendo que 38 mil são engenheiros de software.

12

Localidades no Brasil

Bosch no Brasil

Dados e fatos sobre a Bosch Brasil em 2020

fundada em 1954

8.200

colaboradores

5,1 bilhões de reais

opera em 15

localidades

Produtos e serviços que despertam o entusiasmo

No seu carro, em casa ou no trabalho – a tecnologia Bosch da forma à muitas áreas da vida.

Vida Bosch

Vida Bosch - Dezembro 2018

Vida Bosch - Dezembro 2018

Mudar atitudes nos conecta com o mundo

Vida Bosch - Julho 2018

Vida Bosch - Julho 2018

O que te move?

Publicações

Inovação para a mineração

Inovação para a mineração

 

SGI sistema gestao integrado aratu

Política do Sistema de Gestão Integrado

Aratu

Finep – Inovação e Pesquisa

Finep2

A parceria entre Bosch e Finep iniciou em 2014, quando a empresa teve seu primeiro projeto fomentado, o qual buscava desenvolver uma tecnologia que permite melhorar a eficiência energética de veículos automotores. O programa de incentivo utilizado foi o Plano de Ação Conjunta Inova Energia, sendo uma iniciativa destinada à coordenação das ações de fomento à inovação e ao aprimoramento da integração dos instrumentos de apoio disponibilizados pela Finep, pelo BNDES, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com as seguintes finalidades:

• Apoiar o desenvolvimento e a difusão de dispositivos eletrônicos, microeletrônicos, sistemas, soluções integradas e padrões para implementação de redes elétricas inteligentes (Smart Grids) no Brasil;

• Apoiar as empresas brasileiras no desenvolvimento e domínio tecnológico das cadeias produtivas das seguintes energias renováveis alternativas: solar fotovoltaica, termos solar e eólica para geração de energia elétrica;

• Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento de integradores e adensamento da cadeia de componentes na produção de veículos híbridos/elétricos, preferencialmente a etanol, e melhoria de eficiência energética de veículos automotores no País;

• Aumentar a coordenação das ações de fomento e aprimorar a integração dos instrumentos de apoio financeiro disponíveis.

O número de projetos fomentados cresceu ao longo dos anos e o programa mais recente da parceria é o Finep 2030 Empresarial, realizado por meio de financiamento não-reembolsável, operados diretamente pela Finep, utilizando recursos oriundos de empresas da cadeia automotiva, habilitadas no Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística.

O programa Finep 2030 Empresarial tem favorecido não só o desenvolvimento de novas tecnologias, mas também a transformação da indústria automotiva nacional, contribuindo na conjuntura do setor automotivo para atingir seus objetivos estratégicos tais como, desenvolvimento tecnológico contínuo, investimentos em engenharia automotiva, adequação dos veículos às novas tendências bem como, à requisitos ambientais e de segurança. Como principais benefícios, além da disponibilização de recursos não reembolsáveis, o programa também promove a colaboração entre empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia, o compartilhamento dos riscos tecnológicos relacionados ao projeto e a evolução tecnológica da cadeia automotiva.

O financiamento não reembolsável é destinado ao desenvolvimento de projetos de inovação com alto conteúdo tecnológico nas empresas, em temas relacionados à segurança veicular, eficiência energética, qualidade automotiva, desenvolvimento de processos de manufatura avançada, infraestrutura de recarga e sistemas de armazenamento para motores elétricos, desenvolvimento tecnológico de partes e componentes de veículos automotores, propulsão alternativa à combustão, biocombustíveis, entre outros, visando:

• Introdução de novos produtos, processos e serviços;

• Implementação de tecnologias de maior eficiência energética e menor emissão de poluentes;

• Promoção da integração do setor produtivo e as ICTs;

• Obtenção de protótipos; e

• Aumento da produtividade, decorrente do desenvolvimento de processos de manufatura avançada.

Assim, as propostas submetidas devem estar alinhadas com as 4 linhas temáticas prioritárias, as quais são:

1) Inovação em processos, inclusive automação, conectividade industrial e manufatura avançada para o incremento de produtividade, na cadeia de fornecedores do setor automotivo;

2) Investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação na cadeia de fornecedores do setor automotivo;

3) Fortalecimento da cadeia de ferramental e moldes destinados a produtos automotivos;

4) Estímulo à produção de novas tecnologias relacionadas a biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão.

Acesse o site da Finep

Nossas marcas

O Grupo Bosch possui várias marcas diferentes, adaptadas aos requisitos individuais de cada mercado, cujos produtos e serviços também são designados para a melhoria da qualidade de vida. Conheça nossas marcas.

  1. Bosch
  2. Bosch Car Service
  3. Rexroth
  4. Dremel
Retrato de Robert Bosch

Nossa história

Em 1886, Robert Bosch fundou a "Oficina de Mecânica de Precisão e Engenharia Elétrica" em Stuttgart. Essa data marca o nascimento da empresa que, hoje, opera mundialmente. Desde o início, ela foi caracterizada pela sua força inovadora e pelo seu comprometimento social.

Riacho perto da localização da Bosch em Blaichach, Alemanha.

Responsabilidade

Para nós, sustentabilidade significa assegurar o sucesso a longo prazo da empresa e, ao mesmo tempo, proteger os recursos naturais, do qual dependem as atuais e futuras gerações. A ecologia é, portanto, um motor da inovação. Ao mesmo tempo, demonstramos um nível particularmente elevado de responsabilidade social corporativa — tanto dentro da empresa como fora dela.

Stefan Hartung

Compliance

Compliance é parte integrante dos valores da nossa empresa. Com regras de conduta que se aplicam por todo o mundo, buscamos proteger nossos colaboradores e a nossa empresa, bem com nossos clientes e parceiros.