Pessoas juntas segurando um globo do planeta terra

Responsabilidade ambiental: por que ela é imprescindível?

Para a Bosch, a sustentabilidade é sinônimo de sucesso em longo prazo. Além disso, representa o compromisso de proteger o meio ambiente para a atual e as futuras gerações. O principal objetivo da empresa é fazer com que a energia renovável se torne mais acessível e a mobilidade seja mais segura, limpa e econômica. 

Portanto, uma das principais preocupações da Bosch é o desenvolvimento de produtos e soluções mais sustentáveis. Conheça neste artigo, mais sobre a responsabilidade ambiental da Bosch.

O que é responsabilidade ambiental?

A responsabilidade ambiental se refere a um conjunto de práticas e atitudes direcionado ao desenvolvimento sustentável do planeta. Essas ações expressam a preocupação com a proteção do meio ambiente e com o crescimento socioeconômico aliado à sustentabilidade, suprindo as necessidades da atualidade sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem às suas próprias necessidades.

Qual é sua importância?

Do ponto de vista ambiental, a responsabilidade ambiental traz benefícios evidentes, como a diminuição no consumo e desperdício de recursos cada vez mais caros e dispendiosos, a redução da poluição e dos consequentes danos à saúde humana e ao meio ambiente, e a educação socioambiental. Muito se discute sobre o aquecimento global, a poluição do meio ambiente e a escassez dos recursos naturais, e isso não é uma falácia. A extração não planejada de matéria-prima, a emissão de gases poluentes na atmosfera e o mau direcionamento de resíduos industriais e domésticos têm gerado sérias perdas, tornando os meios de produção insustentáveis a médio e longo prazo. Isso quer dizer que, sem o devido cuidado, um dia os recursos

se esgotarão, e pouco sobrará para as gerações futuras — sem falar nas condições climáticas adversas.

Quais os objetivos da responsabilidade ambiental?

Apesar de todas as vantagens geradas por meio de atitudes ligadas à responsabilidade ambiental, quais devem ser os objetivos ao adotar essas práticas?

O principal objetivo de implementar ações de responsabilidade ambiental é garantir a utilização consciente dos recursos naturais, prevenindo danos e riscos ao meio ambiente. Isso inclui mudanças que vão desde os hábitos de consumo da sociedade, passando pela gestão de resíduos, eliminação de desperdícios, eficiência energética e muito mais. 

No entanto, isso não significa comprometer a economia. Ou seja, a responsabilidade ambiental é um conjunto de atitudes tanto individuais e coletivas, dentro e fora das empresas, levando em consideração o crescimento econômico unido à proteção do meio ambiente na atualidade e também para as gerações que virão, garantindo, assim, a sustentabilidade em longo prazo. 

Quais as políticas ambientais da Bosch?

Pessoa segurando um broto de planta

A Bosch trabalha em prol de uma qualidade de vida melhor e cria soluções que visam a conservação dos recursos naturais. O objetivo é focar nas próximas gerações e agir com responsabilidade em benefício da sociedade e do meio ambiente.

Política de responsabilidade

A Bosch tem o compromisso com todos os seus colaboradores, qualificando-os a atuarem de maneira preventiva, sem colocar em perigo as pessoas e o meio ambiente. Constantemente, os processos da empresa são revisados, o que permite a identificação de pontos fracos e potencial de melhoria, garantindo a eficácia do programa de trabalho na segurança e proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas.

A Bosch trabalha em prol de uma qualidade de vida melhor e cria soluções que visam a conservação dos recursos naturais. O objetivo é focar nas próximas gerações e agir com responsabilidade em benefício da sociedade e do meio ambiente

Ícone de neutro de CO2

A Bosch trabalha para que os seus produtos e serviços estejam dentro de um processo ecologicamente correto e preza pelo consumo consciente, com sistemas de gestão ambiental em todas as suas unidades. A Bosch se destaca com produtos seguros e de alta qualidade. A ideia é fazer negócios que respeitem os recursos naturais e gerem impactos positivos na sociedade.

Por exemplo, em relação à emissão de carbono, a Bosch se comprometeu com uma meta ambiciosa: fazer com que as mais de 400 unidades no mundo inteiro neutralizem por completo toda a emissão de carbono. Para isso, serão investidos mais de dois bilhões de euros até 2030.

Para atingir esse objetivo, a empresa tem investido em quatro pilares: eficiência energética, geração de energia renovável, compra de energia verde e compra de créditos de carbono. Além disso, a empresa está investindo em projetos ambientais certificados de acordo com padrões rigorosos, a fim de apoiar o desenvolvimento social e ecológico. 

Eficiência energética

A Bosch tem a eficiência energética como um dos seus pilares mais importantes. Até 2030, a empresa investirá dois bilhões de euros na melhoria da eficiência energética das suas unidades e também na compra de energia verde.

A empresa tem trabalhado para a criação de sistemas que permitam o menor consumo possível de energia para conseguir melhores resultados. No Brasil, por exemplo, a Bosch, por meio do Programa de Eficiência Energética, em parceria com a empresa de energia CPFL, conseguiu reduzir o consumo de 483 MWh por ano de energia elétrica por meio da instalação de lâmpadas de LED em um pavilhão fabril localizado em Campinas, São Paulo. 

O número representa uma redução nas emissões de CO2 de 58 toneladas. Por sua vez, na unidade Bosch de Curitiba, a redução nas emissões de CO2 atingiu a marca de 230 toneladas, graças à economia de 2.000 MWH por ano de energia elétrica.

Reutilização da água

O trabalho da Bosch também se expande para a reutilização da água com eficiência. O objetivo dessa ação é conseguir tratar os recursos hídricos aplicados em um determinado processo e, consequentemente, reutilizá-los, fazendo com que eles retornem ao ciclo produtivo. Afinal, a autossuficiência em água industrial contribui diretamente com a preservação desse recurso.

Além disso, no sistema de recirculação instalado inicialmente na maior planta da Bosch no Brasil, em Campinas (SP), a água potável e industrial consumida volta para o processo produtivo. O efluente que não pode ser reciclado é levado para uma estação própria de tratamento de esgoto. São 207 mil m³ de água reciclados na empresa, gerando uma economia de mais de 130 milhões de litros de água ao longo de um ano.

Gestão de resíduos 

A política da Bosch para resíduos tem duas frentes principais. A primeira delas é diminuir a geração de resíduos e a segunda é dar um destino ambientalmente correto a eles. O 15ª Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Por isso, entre os objetivos da Bosch, está o premiado programa “Aterro Zero”, que tem por objetivo encontrar opções para que nenhum resíduo seja enviado a aterros sanitários. Desde as sobras orgânicas do restaurante até o material resultante das podas de jardinagem passaram a ser encaminhados para compostagem. 

Rota 2030

Outro exemplo de políticas ambientais que têm a participação direta da Bosch é o Programa Rota 2030. Criado pelo Governo Federal em 2017, a ideia do projeto é garantir a produção de veículos com maior eficiência energética e segurança veicular. A partir de incentivos fiscais para as fabricantes, o objetivo é estimular os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Prêmios

A responsabilidade ambiental faz parte da missão da Bosch. Adotar práticas sustentáveis na relação com o meio ambiente é fundamental para um crescimento econômico justo e seguro para a atual e futuras gerações. Exemplos de prêmios que ganhamos recentemente:

- ABRAFAC (2019) - Melhores do Ano 2019. Categoria: Pessoa Jurídica. Nome do projeto submetido: Autossuficiência no Abastecimento de Água Industrial.

⦁ REI (2019) – Prêmio Reconhecimento à Excelência e Inovação. Categoria: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.

Nome do projeto submetido: Autossuficiência no Abastecimento de Água Industrial. Finalista.

⦁ Prêmio ECO Brasil (2019) – Nome do projeto submetido: Aterro Zero – Uma nova visão na gestão de resíduos sólidos.

⦁ CNH Industrial (2020) – Suppliers Excellence Awards 2020. Categoria: Sustainability. Nome do projeto submetido: Sistema Fotovoltaico Bosch Curitiba (CtP).

- XVI Fórum de Sustentabilidade do Sindipeças (2020) - Divulgação de Projetos de Sustentabilidade. Nome do projeto submetido: Neutralidade de CO2: Uma meta global Bosch.

Mudar atitudes nos conecta com uma vida melhor!

Compartilhe isso no: