Ir para o conteúdo principal
Bosch no Brasil

O que é DEI? Diversidade, equidade e inclusão

O que é DEI? Diversidade, equidade e inclusão

Normalmente os termos “diversidade” e “inclusão” são tratados como sinônimos e costumam ser mesclados nas falas de líderes e pessoas da área. Porém, devemos considerar que cada um destes termos carrega significados e objetivos distintos. Enquanto “diversidade” carrega um significado mais voltado a demografia – porcentagem de mulheres em ambientes corporativos, por exemplo – “inclusão” vai mais adiante e indica, além da porcentagem, que todas as pessoas são respeitadas e valorizadas. Já a “equidade” oferece a todos as mesmas oportunidades e um tratamento igualitário.

Diversidade

Entende-se por “diversidade” aquilo que envolve aspectos como gênero, idade, deficiência, raça/cor, orientação sexual, identidade de gênero, cultura, nacionalidade, naturalidade, classe social, formação educacional, condição física, desenvolvimento intelectual, religião, estilos de vida, experiência, histórias dos indivíduos, perspectivas, conhecimentos, atitudes, habilidades, entre tantos outros que tornam cada pessoa única.

Vale ressaltar que diversidade não diz respeito apenas a alguns segmentos da sociedade, as chamadas minorias, mas é uma característica de toda a família humana. No contexto empresarial, está relacionada à representatividade de diferentes grupos que formam a sociedade nos quadros de colaboradores (as).

Mais do que apenas garantir a expressão das singularidades das pessoas, a valorização da diversidade envolve a busca permanente pela cooperação e por soluções que interessem a todos, em todos os lugares.

Equidade

Entende-se por equidade o ato de reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Estabelecer um senso de justiça em que o tratamento ou modo de agir em relação à determinada pessoa deve se dar com base no reconhecimento das características individuais e necessidades específicas dessa pessoa. Garantir que todos tenham as mesmas oportunidades.

Inclusão

Entende-se por “inclusão” o conjunto de atitudes e práticas cotidianas que favorecem a interação entre todas as pessoas num clima de respeito, diálogo e cooperação.

É a valorização e inserção de populações que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas.

Diversidade e inclusão têm por base a identidade da organização, sua missão e seus valores, bem como as leis da sociedade, a normativa de direitos humanos e seus princípios universais, norteando e estabelecendo limites para a conduta de todos.

O que é diversidade, equidade e inclusão na Bosch?

O que é diversidade, equidade e inclusão na Bosch?

A partir dos conceitos citados no tópico 1, a Bosch, dentro do seu contexto organizacional, desenvolve seus próprios métodos e objetivos de aplicação da diversidade e inclusão visando a fomentação deste tema na empresa. Neste segundo tópico, abordamos de forma detalhada como a Bosch enxerga o tema.

Valores Bosch

Diversidade

Orientação para o futuro e foco nos resultados

Com orientação ao resultado, garantimos não apenas o nosso futuro, como também os alicerces para a atuação social da organização e da Fundação Robert Bosch.

Iniciativa e Determinação

Agimos por iniciativa própria, tomamos responsabilidades empreendedoras e lutamos por nossos objetivos com determinação.

Confiabilidade, Credibilidade e Legalidade

Só prometemos aquilo que podemos cumprir, assumimos compromisso como uma obrigação e respeitamos o direito e a Lei.

Responsabilidade e sustentabilidade

Agimos com prudência e responsabilidade em benefício da sociedade e do meio ambiente.

Abertura e Confiança

Buscamos comunicar assuntos de relevância da organização com transparência e no momento correto, construindo a base para uma cooperação de confiança.

Justiça

Atuamos nas relações de trabalho com nossos colegas e parceiros de negócios de forma justa como condição para o nosso sucesso.

DEI como estratégia ESG

DEI como estratégia ESG

ESG – Meio Ambiente, Social e Governança

Avaliação para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Pode ser usado para dizer o quanto uma empresa busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas ao seu redor e manter os melhores processos de gestão. 

Objetivos:

Fortalecer a governança dos temas ESG e tornar as metas e objetivos mais conhecidos e mensuráveis, promover os objetivos e metas em toda a cadeia de valor e promover boas práticas por outras empresas.

DEI como estratégia ESG

Definição de Diversidade, Equidade e Inclusão para a Bosch

Inclusão significa tomar medidas para fazer com que os outros se sintam acolhidos, respeitados, apoiados e valorizados como são por seus pares e empregadores.

Diversidade significa ter indivíduos com diferentes personalidades, experiências e perspectivas, origens pessoais e planos de vida em uma equipe e em todos os níveis de uma organização.

Pertencimento significa sentir-se seguro quando existe um sentimento de identidade como membro de um grupo de pessoas.

Equidade significa primeiro reconhecer que todos têm necessidades, experiências e oportunidades diferentes e que, portanto, nem todos estão começando no mesmo nível, em segundo lugar, estar comprometido com a igualdade de condições de concorrência, assegurando programas e processos justos e imparciais.

Por quê? O sucesso em nossos negócios é a transformação em nossas pessoas.

Como? Ativar e incluir a todos: utilizamos ferramentas, medidas e diferentes condições de trabalho para fazer a melhor aplicação de nossa diversidade.

O que? Moldar nossa cultura: apreciamos formas de pensar diferentes, experiências, perspectivas e planos de vida, e vivenciamos nossos valores. Diversidade é parte da nossa liderança corporativa e da nossa forma de trabalhar.

Para quem? Na base da pirâmide estamos todos nós, com todas as nossas diferenças e características: gênero, orientação sexual, etnia, religião… A base da pirâmide é toda essa Diversidade.

Os focos de trabalho são: etnia e raça, gênero, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, gerações, internacionalidade, colaboração e cultura de trabalho flexível e móvel.

DEI como estratégia ESG

Qual é o objetivo do DEI?

O guia de diversidade, equidade e inclusão da Bosch América Latina estabelece diretrizes e princípios básicos que visam reforçar os mecanismos de valorização do tema na empresa e inspirar práticas respeitosas e inclusivas, bem como, nortear e apoiar o relacionamento entre os colaboradores, líderes, clientes, fornecedores, terceiros e outras partes interessadas.

O guia de diversidade, equidade e inclusão da Bosch América Latina é aplicável à todas as áreas e colaboradores da empresa, fornecedores e terceiros que atuam em nome do Grupo Bosch.

Qual é o objetivo do DEI?

Como trabalhamos a DEI?

A Bosch define uma estratégia global cujo objetivo é assegurar a diversidade e promover a inclusão em todas as regiões em que atua no mundo todo. Esse trabalho é feito por meio de uma rede de contatos locais cuja responsabilidade é de contribuir com a construção desse conceito e disseminar para todos os membros das suas localidades.

Governança do Programa de Diversidade

Como um dos nossos valores, diversidade é chave para o nosso sucesso a longo prazo. Nós acreditamos que o respeito e a valorização das pessoas são condições básicas para a construção de uma sociedade justa e trabalhamos para que diversidade e inclusão sejam vividas diariamente em nossos negócios.

Nosso Programa de Diversidade tem a missão de tornar a empresa referência em diversidade, inclusão e representatividade no ambiente de trabalho. O programa tem o engajamento da nossa diretoria e é apoiado pela gestão de um comitê, que atua em conjunto com os grupos de trabalho e tenha afinidade para implementar ações que fortaleçam o programa.

Todos os meses, o comitê global de diversidade se reúne para compartilhar conhecimentos e definir o planejamento e a agenda anual de temas e ações que deverão ser trabalhados em todas as localidades, assim como, o acompanhamento dos indicadores.

Capacitação

Ofertamos ferramentas e materiais para auxiliar na mudança cultural, como capacitações em Vieses Inconscientes, Colaboração, Segurança Psicológica, Smart Work para equipes e líderes.

Desenvolvemos uma trilha de liderança exclusiva para apoiar o desenvolvimento da liderança feminina.

Apoiamos o desenvolvimento de nosso pool de talentos inserindo o treinamento sobre diversidade, equidade e inclusão na trilha de formação dos futuros líderes.

Diversity Week

Pelo menos uma vez ao ano, todas as localidades são convidadas para ofertar conteúdos sobre diversidade para todos os colaboradores. Por muitos anos, este momento foi chamado de Diversity Day.

Nos últimos dois anos, transformamos este evento em uma semana global em que os colaboradores com acesso à rede podem se inscrever e participar de reuniões online por uma semana inteira, com uma agenda repleta de conteúdo, em vários horários e em várias línguas.

Grupos de Afinidade

Os Grupos de Afinidade foram criados na unidade de Campinas com o objetivo principal de estimular o diálogo aberto, potencializar a valorização da diversidade entre as áreas e proporcionar acolhimento aos colaboradores.

Eles são compostos por equipes multidisciplinares, formadas por membros de diferentes divisões de negócio e níveis hierárquicos dentro da Bosch. Além disso, trabalham ativamente na construção de iniciativas que favoreçam a empatia, aumento da representatividade, crescimento pessoal e profissional de todos na organização.

Com encontros mensais, os grupos promovem rodas de conversa, benchmarking com outras empresas, compartilhamento de conteúdo e elaboram proposta de iniciativas que facilitem o respeito, empatia e desenvolvimento.

Como trabalhamos a DEI?

Medidas e benefícios

Aqui você encontra links e informações sobre medidas e benefícios que a Bosch América Latina já possui e que nos ajuda a cada dia promover e viver mais a diversidade.

Estas medidas e benefícios apresentam diferenças conforme a localidade.

Licença Parental

A Licença maternidade é um direito estendido as mulheres que contribuem para a Previdência Social (INSS), e que venham a ter um filho ou para mulheres/homens que contribuem para a Previdência Social (INSS) em casos de adoção.

Período de afastamento: 180 dias corridos

A Licença paternidade é um direito conferido a quem venha se tornar pai e que seja contribuinte da Previdência Social (INSS), ou em casos de adoção por mulheres/homens que contribuam para a Previdência Social (INSS). Para usufruir da licença é obrigatório o pai realizar um curso disponibilizado internamente pelo Ministério da Saúde, caso não o faça não terá direito a licença.

Período de afastamento: 20 dias corridos

Para adoção por casais homoafetivos, cada um deve escolher entre licença maternidade e paternidade, uma vez que cada benefício é aplicado apenas uma vez em razão do mesmo processo de adoção ou guarda, ainda que ambos (cônjuges ou companheiros) sejam segurados da Previdência Social.

Jornadas flexíveis

A flexibilidade do trabalho é uma tendência que traz diversos benefícios tanto para organização quanto para o colaborador. Como empresa, estamos aptos para continuar nossa jornada de sucesso incentivando a diversidade e garantindo um ambiente de acordo com os diferentes perfis de nossos colaboradores.

Contamos com os seguintes modelos:

• Home Office – Preponderante;

• Home Office – Eventual;

• Jornada Parcial de Trabalho;

• Turno Administrativo;

• Banco de Horas e Compensação.

Assistência social

O Serviço Social exerce um papel estratégico junto aos negócios da empresa, intervindo em problemas que afetam o desempenho do colaborador e oferecendo soluções técnicas com base no conhecimento dos recursos interno (empresa) e externo (público e privado), tais como:

• Suporte para gestores, pares e business partners;

• Serviço de saúde ocupacional;

• Programa Espaço de Bem com a Vida;

• Atendimento e orientação do colaborador no enfrentamento de dificuldades pessoais e familiares;

• Orientação no afastamento;

• Políticas de reembolso Especiais (doenças graves e dependentes com deficiência);

• Programa de Tratamento de Dependência Química (Álcool, Drogas, Nicotina, Anfetaminas e Calmantes) para colaboradores e dependentes legais;

• Programa de Saúde Emocional

Parceria com consultorias especializadas em talentos diversos

Visando aumentar os talentos diversos dentro de nossa empresa, a Bosch estabeleceu parcerias com consultorias especializadas em headhunting de candidatos negros, PCDs e LGBT+. Com isso, pretendemos ajudar a construir uma cultura na empresa onde a diversidade racial e étnica seja respeitada e valorizada.

Para utilizar o serviço prestado, entrem em contato com o RH e sinalize o interesse, o mesmo dará todo o apoio para o preenchimento da vaga. Consultorias voltadas para outras frentes de diversidade, procurar o RH da sua localidade.

Kinderhaus ou Auxílio Creche

As localidades de Campinas e Curitiba, possuem Creche interna que atende 100 crianças de 04 meses a 04 anos de idade, com educação bilíngue.

As prioridades das vagas são para filhos de mulheres colaboradoras, seguidos pelos colaboradores pais que possuem guarda integral da criança, e por último os colaboradores pais cujas esposas trabalham, mas não possuem o benefício em sua empresa.

A creche conta com parceria pedagógica do SESI Paraná.

Horário de atendimento: 05h15 às 18h30, pensando em atender todos os públicos.

Para a participação, é preciso se inscrever dentro do período de inscrição que acontece no segundo semestre de cada ano. Ocorre um sorteio e o mesmo é sempre comunicado pela comunicação interna da planta.

Para as demais localidades, contamos com auxílio creche, conforme convenção coletiva local.

Quer trabalhar na Bosch? Confira nossas vagas: https://careers.smartrecruiters.com/BoschGroup/brazil

Medidas e benefícios

Diversidade é a nossa vantagem

O que é diversidade, equidade e inclusão na Bosch?

Nossas premiações em diversidade

  • Onu Global Award
  • diversida
  • diversidade
  • diversidade
Shawn está à uma mesa num escritório.

Work #LikeABosch – Candidate-se agora

Mudar atitudes nos conecta com uma vida melhor.

Compartilhe isso no: