O que é DEI? Diversidade, equidade e inclusão
Normalmente os termos “diversidade” e “inclusão” são tratados como sinônimos e costumam ser mesclados nas falas de líderes e pessoas da área. Porém, devemos considerar que cada um destes termos carrega significados e objetivos distintos. Enquanto “diversidade” carrega um significado mais voltado a demografia – porcentagem de mulheres em ambientes corporativos, por exemplo – “inclusão” vai mais adiante e indica, além da porcentagem, que todas as pessoas são respeitadas e valorizadas. Já a “equidade” oferece oportunidades de acordo com a necessidade cada um.
Diversidade
Entende-se por “diversidade” aquilo que envolve aspectos como gênero, idade, deficiência, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, cultura, nacionalidade, naturalidade, classe social, formação educacional, condição física, desenvolvimento intelectual, religião, estilos de vida, experiência, histórias dos indivíduos, perspectivas, conhecimentos, atitudes, habilidades, entre tantos outros que tornam cada pessoa única.
Vale ressaltar que diversidade não diz respeito apenas a alguns segmentos da sociedade, as chamadas minorias, mas é uma característica de toda a família humana. No contexto empresarial, está relacionada à representatividade de diferentes grupos que formam a sociedade nos quadros de colaboradores (as).
Mais do que apenas garantir a expressão das singularidades das pessoas, a valorização da diversidade envolve a busca permanente pela cooperação e por soluções que interessem a todos, em todos os lugares.
Equidade
Entende-se por equidade o ato de reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Estabelecer um senso de justiça em que o tratamento ou modo de agir em relação à determinada pessoa deve se dar com base no reconhecimento das características individuais e necessidades específicas dessa pessoa. Garantir que todos tenham as mesmas oportunidades.
Inclusão
Entende-se por “inclusão” o conjunto de atitudes e práticas cotidianas que favorecem a interação entre todas as pessoas num clima de respeito, diálogo e cooperação.
É a valorização e inserção de populações que, por questões históricas e sociais, enfrentam barreiras na sociedade e nas empresas.
Diversidade e inclusão têm por base a identidade da organização, sua missão e seus valores, bem como as leis da sociedade, a normativa de direitos humanos e seus princípios universais, norteando e estabelecendo limites para a conduta de todos.
O que é diversidade, equidade e inclusão na Bosch?
A partir dos conceitos citados no tópico 1, a Bosch, dentro do seu contexto organizacional, desenvolve seus próprios métodos e objetivos de aplicação da diversidade e inclusão visando a fomentação deste tema na empresa. Neste segundo tópico, abordamos de forma detalhada como a Bosch enxerga o tema.
Valores Bosch
Orientação para o futuro e foco nos resultados
Com orientação ao resultado, garantimos não apenas o nosso futuro, como também os alicerces para a atuação social da organização e da Fundação Robert Bosch.
Iniciativa e Determinação
Agimos por iniciativa própria, tomamos responsabilidades empreendedoras e lutamos por nossos objetivos com determinação.
Confiabilidade, Credibilidade e Legalidade
Só prometemos aquilo que podemos cumprir, assumimos compromisso como uma obrigação e respeitamos o direito e a Lei.
Responsabilidade e sustentabilidade
Agimos com prudência e responsabilidade em benefício da sociedade e do meio ambiente.
Abertura e Confiança
Buscamos comunicar assuntos de relevância da organização com transparência e no momento correto, construindo a base para uma cooperação de confiança.
Justiça
Atuamos nas relações de trabalho com nossos colegas e parceiros de negócios de forma justa como condição para o nosso sucesso.
DEI como estratégia ESG
ESG – Meio Ambiente, Social e Governança
Avaliação para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Pode ser usado para dizer o quanto uma empresa busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas ao seu redor e manter os melhores processos de gestão.
Objetivos:
Fortalecer a governança dos temas ESG e tornar as metas e objetivos mais conhecidos e mensuráveis, promover os objetivos e metas em toda a cadeia de valor e promover boas práticas por outras empresas.
Aplicação da estratégia DEI - Diversidade, Equidade e Inclusão
Por quê?
Trabalhar Diversidade é um diferencial competitivo, uma vez que o talento pode ser encontrado em qualquer pessoa, por isso trabalhamos para nos mantermos como uma empresa que possa ser atrativo e oferecer uma experiência positiva a todos(as).
Como?
Construir em conjunto: trabalhar Diversidade requer perspectivas e vivências de diferentes pessoas. Somente assim garantimos que o trabalho de fato é inclusivo.
O que?
Moldar nossa cultura: apreciamos formas de pensar diferentes, experiências, perspectivas e planos de vida, e vivenciamos nossos valores.
Para quem?
Para todos(as), independente de nível hierárquico ou quaisquer características pessoais.
Os focos de trabalho são: etnia e raça, gênero, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, gerações, internacionalidade, colaboração e cultura de trabalho flexível e móvel.
Qual é o objetivo do DEI?
Nosso objetivo com a estratégia DEI é sermos reflexo da sociedade em que nossas plantas Bosch estão inseridas. Por isso, nossas metas de representatividade são baseadas de acordo com os resultados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Atualmente realizamos o acompanhamento periódico dos seguintes indicadores:
- Número de mulheres no quadro geral
- Número de mulheres em posições de liderança
- Número de pessoas pretas e pardas no quadro geral
- Número de pessoas pretas e pardas em posições de liderança
- Número de pessoas com deficiência no quadro geral
- Número de pessoas com deficiência no quadro administrativo
- Índice de sentimento de inclusão de nossos colaboradores (através de pesquisa de clima)
Como trabalhamos a DEI?
A Bosch define uma estratégia global cujo objetivo é assegurar a diversidade e promover a inclusão em todas as regiões em que atua no mundo todo. Para implementar as ações e garantir que o programa aconteça, a governança é estruturada da seguinte forma:
- Comitê regional DEI: através do qual a alta liderança realiza encontros semestrais com o objetivo de acompanhar as ações realizadas e fomentar o tema nas divisões de negócio existentes, bem como cobrar o atingimento das metas de representatividade estabelecidas.
- Grupos de afinidade: os grupos de afinidade DEI são formados por mais de 550 colaboradores voluntários e atuam como espaços de troca e apoio, nos quais pessoas conversam sobre temas pertinentes, referentes tanto ao ambiente de trabalho quanto fora deste. Além disso, serve como espaço de co construção da estratégia e de referência para a empresa uma vez que é trabalhado o lugar de fala.
- Coordenadores DEI: colaboradores com atuação voltada para a prática e gestão de Diversidade na Bosch, responsáveis pela governança e acompanhamento das ações ao longo do ano, envolvendo as partes necessárias para tomada de decisão. Sua atuação é coordenar de maneira sistemática e integrada as ações que compõe a estratégia de Diversidade em sua unidade de negócio.
- Parceiros externos: com a complexidade do tema, é necessária a parceria com órgãos e instituições que detém conhecimento especializado de tópicos voltados para Diversidade como etnia, público LGBTI+, PCDs e demais recortes. Dessa forma, a Bosch é signatária de iniciativas como o Fórum LGBTI de empresas pelo direito de pessoas LGBTI+ e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, além de contratar consultorias especializadas para o recrutamento de pessoas com deficiência.
Capacitação
Ofertamos ferramentas e materiais para auxiliar na mudança cultural, como capacitações em Vieses Inconscientes, Colaboração, Segurança Psicológica, Smart Work para equipes e líderes.
Desenvolvemos uma trilha de liderança exclusiva para apoiar o desenvolvimento da liderança feminina.
Apoiamos o desenvolvimento de nosso pool de talentos inserindo o treinamento sobre diversidade, equidade e inclusão na trilha de formação dos futuros líderes.
Diversity Week
Pelo menos uma vez ao ano, todas as localidades são convidadas para ofertar conteúdos sobre diversidade para todos os colaboradores. Por muitos anos, este momento foi chamado de Diversity Day.
Nos últimos dois anos, transformamos este evento em uma semana global em que os colaboradores com acesso à rede podem se inscrever e participar de reuniões online por uma semana inteira, com uma agenda repleta de conteúdo, em vários horários e em vários idiomas.
Grupos de Afinidade
Os Grupos de Afinidade foram criados na unidade de Campinas com o objetivo principal de estimular o diálogo aberto, potencializar a valorização da diversidade entre as áreas e proporcionar acolhimento aos colaboradores. Hoje contamos com 5 grupos:
- Women@Bosch – grupo voltado para discussão de gênero, empoderamento feminino, passando por temas como carreira, jornadas múltiplas e sexismo.
- Raízes - o Grupo Raízes foi criado com o objetivo de ajudar a construir uma cultura dentro da empresa onde a diversidade racial e étnica seja além de respeitada, valorizada.
- Orgulho em ser - além de ser uma rede de apoio, o objetivo do grupo é ampliar e dar força para o tema da diversidade LGBTQIA+.
- MAIS – o grupo tem como objetivo promover a conscientização dos colaboradores sobre a importância da inclusão de Pessoas com Deficiência. Além disso, ajudar no entendimento dos ganhos que a inclusão traz para o ambiente de trabalho e garantir reconhecimento profissional das pessoas com deficiência.
- Papo Reto - tem como objetivo possibilitar um espaço de escuta ativa e troca de experiências entre homens. Acreditamos na reflexão do papel e conduta do homem (principalmente o homem branco, heterossexual) no cenário de transformação da Diversidade e a consequência para toda a sociedade diante de uma estrutura machista, patriarcal na qual estamos todos inseridos.
Com encontros mensais, os grupos promovem rodas de conversa, benchmarking com outras empresas, compartilhamento de conteúdo e elaboram proposta de iniciativas que facilitem o respeito, empatia e desenvolvimento.
Medidas e benefícios
Aqui você encontra links e informações sobre medidas e benefícios que a Bosch América Latina já possui e que nos ajuda a cada dia promover e viver mais a diversidade.
Estas medidas e benefícios apresentam diferenças conforme a localidade.
Licença Parental
A Licença maternidade é um direito estendido as mulheres que contribuem para a Previdência Social (INSS), e que venham a ter um filho ou para mulheres/homens que contribuem para a Previdência Social (INSS) em casos de adoção.
Período de afastamento: 180 dias corridos
A Licença paternidade é um direito conferido a quem venha se tornar pai e que seja contribuinte da Previdência Social (INSS), ou em casos de adoção por mulheres/homens que contribuam para a Previdência Social (INSS). Para usufruir da licença é obrigatório o pai realizar um curso disponibilizado internamente pelo Ministério da Saúde, caso não o faça não terá direito a licença.
Período de afastamento: 20 dias corridos
Para adoção por casais homoafetivos, cada um deve escolher entre licença maternidade e paternidade, uma vez que cada benefício é aplicado apenas uma vez em razão do mesmo processo de adoção ou guarda, ainda que ambos (cônjuges ou companheiros) sejam segurados da Previdência Social.
Jornadas flexíveis
A flexibilidade do trabalho é uma tendência que traz diversos benefícios tanto para organização quanto para o colaborador. Como empresa, estamos aptos para continuar nossa jornada de sucesso incentivando a diversidade e garantindo um ambiente de acordo com os diferentes perfis de nossos colaboradores.
Contamos com os seguintes modelos:
• Home Office – Preponderante;
• Home Office – Eventual;
• Jornada Parcial de Trabalho;
• Turno Administrativo;
• Banco de Horas e Compensação.
Assistência social
O Serviço Social exerce um papel estratégico junto aos negócios da empresa, intervindo em problemas que afetam o desempenho do colaborador e oferecendo soluções técnicas com base no conhecimento dos recursos interno (empresa) e externo (público e privado), tais como:
• Suporte para gestores, pares e business partners;
• Serviço de saúde ocupacional;
• Programa Espaço de Bem com a Vida;
• Atendimento e orientação do colaborador no enfrentamento de dificuldades pessoais e familiares;
• Orientação no afastamento;
• Políticas de reembolso Especiais (doenças graves e dependentes com deficiência);
• Programa de Tratamento de Dependência Química (Álcool, Drogas, Nicotina, Anfetaminas e Calmantes) para colaboradores e dependentes legais;
• Programa de Saúde Emocional
Kinderhaus ou Auxílio Creche
As localidades de Campinas e Curitiba, possuem Creche interna que atende 100 crianças de 04 meses a 04 anos de idade, com educação bilíngue.
As prioridades das vagas são para filhos de mulheres colaboradoras, seguidos pelos colaboradores pais que possuem guarda integral da criança, e por último os colaboradores pais cujas esposas trabalham, mas não possuem o benefício em sua empresa.
Para as demais localidades, contamos com auxílio creche, conforme convenção coletiva local.
Quer trabalhar na Bosch? Confira nossas vagas: https://careers.smartrecruiters.com/BoschGroup/brazil