Ir para o conteúdo principal
Bosch no Brasil

Sensores: a relevância da tecnologia para um mundo conectado

Sensores: a relevância da tecnologia para um mundo conectado

Em um mundo cada vez mais conectado, os sensores desempenham um papel de extrema relevância. Eles estão presentes no ambiente industrial, no corporativo e até no doméstico, mas ainda há muito para aprender sobre eles.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, essa é a oportunidade ideal para esclarecê-las. A seguir, é possível saber o que é um sensor, para que ele serve, suas principais aplicações e muito mais! Ao final, você ainda conhece um pouco mais as soluções da Bosch para esse mercado e entende a importância dos sensores no mundo atual. Confira!

O que são os sensores?

Trata-se de dispositivos criados para detectar estímulos no ambiente e responder de forma eficiente a eles. Nesse sentido, é possível encontrarmos vários tipos de sensores capazes de identificar mudanças de temperatura, pressão, luz e movimentos. Sensores são os blocos de construção do mundo conectado. Eles são responsáveis por gerar uma percepção sensorial em objetos do cotidiano e conectá-los à internet.

Portanto, cada modelo identifica e trabalha com uma determinada grandeza física. Assim que o sensor é acionado, o dispositivo a transforma em sinais elétricos, sonoros ou em dados.
Em outras palavras, o sensor é um equipamento capaz de transformar estímulos físicos em informações. Além disso, a tecnologia tem a habilidade de responder de forma rápida e automatizada conforme a a necessidade. Sensores podem ser programados para atuarem em tempo real ou ficarem adormecidos e serem acordados somente quando necessário.

Para que eles servem?

Para que os sensores servem?

Conforme destacado, os sensores são extremamente úteis no ambiente empresarial, mas também ajudam as pessoas em diversas situações do seu cotidiano. Essas ferramentas são posicionadas de forma estratégica e “percebem” mudanças e estímulos no local. Isso porque caminham lado a lado com outras tecnologias fundamentais para um mundo conectado: a Internet das Coisas e a AIoT. Um de seus principais papéis é evitar a interferência humana em processos meramente burocráticos. Além disso, eles ajudam a:

  • aumentar a segurança no ambiente doméstico e no empresarial;
  • agilizar processos;
  • reduzir gastos e desperdícios de energia elétrica e água, por exemplo;
  • elevar a produtividade do negócio.

Qual é a expertise da Bosch nesse ponto?

A microeletrônica é um fator chave para o sucesso de todas as áreas de negócios da Bosch. Por conta do grande potencial deste ramo, a empresa já produz semicondutores há 60 anos. Devido ao conhecimento profundo de microeletrônicos e a expertise em softwares e eletrônica, a Bosch é uma das poucas empresas que pode combinar esta vantagem competitiva com a fabricação de semicondutores para atender a demanda de eletrônicos de consumo e de aplicações automotivas. Por acreditar em tecnologia para a vida, é natural que a empresa tenha uma vasta expertise em sensores. Aliás, esses equipamentos podem ser implementados em vários setores. Veja alguns exemplos!

Necessidade de velocidade: acelerômetros: A Bosch Sensortec projetou especificamente a família de acelerômetros de 3 eixos para aplicativos de baixo consumo de energia otimizados para dispositivos como smartphones e wearables. Os acelerômetros medem a mudança de movimento linear aplicando o princípio de detecção de detecção capacitiva. Todos os acelerômetros estão disponíveis em pacotes LGA pequenos e finos. O recurso de interrupção dos sensores oferece uma vantagem especial adicional para aplicações móveis, como modo de economia de bateria ou detecção de queda livre. O princípio de detecção de todos os sensores MEMS nesta categoria é a detecção capacitiva.

Quais são as principais aplicações?

Você já se perguntou como o smartphone estabiliza suas fotos? Como um smartwatch entende se você está parado, caminhando ou correndo? Como um drone pode estabilizar sua altitude? Ou como o robô aspirador de pó encontra o caminho pelo seu apartamento? Todas essas aplicações e muito mais são ativadas por soluções de detecção invisíveis da Bosch Sensortec que são integradas em seus dispositivos do dia a dia. Os sensores MEMS possuem objetos de percepções sensoriais e ensinam os sistemas eletrônicos a ver, sentir e cheirar.Explore como nossas soluções de sensoriamento podem melhorar seu bem-estar e estilo de vida - repetidamente, todos os dias!

Smartphones e tablets
Você sabia que provavelmente tem um sensor MEMS da Bosch no seu bolso? A Bosch Sensortec é um fornecedor líder de sensores para smartphones e tablets. Os sensores MEMS da Bosch estabilizam imagens, detectam gestos e atividades e contam seus passos.

Sensores - Smartphones e Tablets

Vestíveis e auditivos
Smartwatches, pulseiras, roupas inteligentes e aparelhos auditivos: seja apoiando o seu condicionamento físico por meio da contagem de calorias ou ajudando você a se orientar na navegação, nossas soluções precisas e de detecção de potência ultrabaixa transformam um wearable normal em seu companheiro diário!

Sensores - Vestíveis e auditivos

Drones
O número de drones zumbindo no céu está aumento. Eles entregam correspondências, aumentam a fotografia aérea e muito mais. Nossas soluções de sensor e software estabilizam a altitude do drone e orientação e controle de vôo, bem como cardan para fotos nítidas!

Sensores - Drones

Robôs
Você sabia que pode economizar cerca de 40 horas por ano se usar um robô aspirador de pó? Nossos sensores e software permitem que o robô navegue sem esforço em torno dos objetos, detecte os limites de uma sala e planeje dinamicamente um caminho de limpeza mapeando as salas.

Sensores - Robôs

AR e VR
A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) estão se tornando tendências cada vez mais populares em jogos, aprendizagem, navegação e manutenção. Nossas soluções de detecção melhoram a experiência AR e VR, permitindo a detecção de movimento em tempo real, o rastreamento do movimento da cabeça e muito mais.

Sensores - AR e VR

Smart home
Imagine que você acorda em um dia frio de inverno e o banheiro da sua casa já está aquecido. Após um banho quente, a ventilação é iniciada automaticamente para melhorar a qualidade do ar. Nossas soluções de detecção são os componentes que permitem essas aplicações domésticas inteligentes e muito mais.

Sensores - Smart Home

Jogos e brinquedos
Brinquedos e consoles de jogos com sensores são um dispositivo comum na vida cotidiana de muitas pessoas. Controle de movimento, orientação, equilíbrio ou reconhecimento de gestos - nossas soluções de detecção abrem um mundo de oportunidades para uma experiência de entretenimento mais rica!

Sensores - Jogos e Brinquedos

Aplicações industriais

Aplicações Industriais

O que vem à sua mente se você pensar em aplicações industriais? Provavelmente você pensa em aplicações de produção, maquinário e fábrica. Incorporando também eletrodomésticos, automação predial, logística e outros, a Bosch Sensortec vai muito além desse entendimento e fornece soluções de sensoriamento MEMS que visam as necessidades específicas do mercado de eletrônicos industriais. Veja alguns exemplos:

Na mobilidade, o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) é um item essencial, especialmente quando as rodovias estão molhadas, escorregadias, ao desviar de obstáculos inesperados como animais na estrada ou até mesmo ao fazer uma curva brusca e fechada. O sistema utiliza informações sobre a dinâmica do veículo para detectar se ele está na mesma direção em que o motorista deseja. Caso haja discrepância entre estes dois fatores, o ESP® intervém. Pode parecer simples, mas o processo é, de fato, complexo. Sensores inteligentes auxiliam na comparação do ângulo de esterço e a trajetória do veículo 25 vezes por segundo. Se os dois divergirem, o ESP® controla o torque do motor automaticamente e freia as rodas individualmente. Dessa forma, o sistema ajuda o motorista a evitar que o veículo derrape, cortando o acidente pela raiz.

O futuro é agora, e a Bosch contribui para que ele seja cada vez mais moderno. Já pensou um carro autônomo capaz de estacionar sozinho? Graças à tecnologia dos sensores.

Os sensores de umidade são equipamentos inovadores com diversas aplicações. No agronegócio, eles ajudam a verificar se o solo está irrigado, evitando que a plantação seja afetada pela seca. Além disso, são úteis para mensurar a umidade relativa do ar. Essa é uma informação extremamente importante para a previsão do tempo e para a saúde e o bem-estar humano.

A Solução de Pulverização Inteligente Bosch, por exemplo, permite que a pulverização seja feita pela combinação de inteligência artificial e câmeras com sensores, que conseguem diferenciar a cultura das ervas daninhas em milissegundos e realizar a aplicação dos herbicidas somente onde é necessário e nada a mais.

Os sensores de temperatura têm uma aplicação importante no processo de redução de custos e controle térmico de ambientes. Aliás, graças a eles, os aparelhos de ar-condicionado podem funcionar adequadamente.

A Bosch oferece uma solução inteligente de monitoramento de temperatura e umidade de cargas sensíveis, que consiste na aplicação de tecnologia baseada em IoT para o acompanhamento em tempo real das condições das vacinas e medicamentos durante todo o processo de transporte e armazenagem.

Qual é a importância dos sensores para um mundo conectado?

Afinal, qual a importância dos sensores? Não é exagero dizer que eles são indispensáveis para o pleno funcionamento das empresas e para o desenvolvimento de novos recursos.
Em um mundo movido por dados, os sensores são protagonistas. Eles estão totalmente integrados com outras tecnologias, como a AIoT, e ajudam a superar os desafios de um mundo conectado.
Como visto, eles estão por toda a parte e convertem diferentes estímulos em informações e comandos úteis para o usuário. Não há como imaginar um futuro sem essas inovações,

pois a conectividade entre pessoas, equipamentos, sistemas e a internet é uma premissa do futuro.
Diante de tudo o que foi apresentado, você entendeu como os sensores são indispensáveis em um mundo conectado? A Bosch desenvolve esse tipo de solução há décadas, e as novidades não param de chegar ao mercado. Estar atento às novidades e entender o que está por trás da tecnologia é o primeiro passo para se adaptar ao futuro.

Fábrica do futuro de semicondutores

Totalmente conectada, orientada por dados e auto-otimizada: a bosch inaugurou em 2021 uma das fábricas de semicondutores mais modernas do mundo em dresden (Alemanha). Máquinas e processos integrados e totalmente conectados, combinados com métodos de inteligência artificial (IA), farão dessa unidade uma fábrica inteligente e pioneira na indústria 4.0.

Fábrica do futuro de semicondutores
A evolução que vivemos atualmente com a digitalização, a mudança climática e a pandemia Covid-19 tem efeito profundo nas necessidades e desejos das pessoas. O fator crucial é pensar, agir e desenvolver soluções mais rápidas e eficientes – e a AIoT contribui com isso. Isso é tecnologia para a vida.

Interessado nas soluções Bosch com AIoT?

Compartilhe isso no: