Icon--AD-black-48x48Icon--address-consumer-data-black-48x48Icon--appointment-black-48x48Icon--back-left-black-48x48Icon--calendar-black-48x48Icon--Checkbox-checkIcon--clock-black-48x48Icon--close-black-48x48Icon--compare-black-48x48Icon--confirmation-black-48x48Icon--dealer-details-black-48x48Icon--delete-black-48x48Icon--delivery-black-48x48Icon--down-black-48x48Icon--download-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--externallink-black-48x48Icon-Filledforward-right_adjustedIcon--grid-view-black-48x48Icon--info-i-black-48x48Icon--Less-minimize-black-48x48Icon-FilledIcon--List-Check-blackIcon--List-Cross-blackIcon--list-view-mobile-black-48x48Icon--list-view-black-48x48Icon--More-Maximize-black-48x48Icon--my-product-black-48x48Icon--newsletter-black-48x48Icon--payment-black-48x48Icon--print-black-48x48Icon--promotion-black-48x48Icon--registration-black-48x48Icon--Reset-black-48x48share-circle1Icon--share-black-48x48Icon--shopping-cart-black-48x48Icon--start-play-black-48x48Icon--store-locator-black-48x48Ic-OverlayAlertIcon--summary-black-48x48tumblrIcon-FilledvineIc-OverlayAlertwhishlist

Este site utiliza cookies por motivos de funcionalidade, conveniência e estatística. Você pode alterar esta definição a qualquer momento, clicando em “Alterar definições.” Caso concorde com a utilização de Cookies, clique em "Sim, eu concordo".

Corrupção tem remédio

Corrupção tem remédio

Entenda como os princípios éticos nos conectam com nossos valores e afastam os fantasmas da corrupção do ambiente corporativo

Tempo de Leitura: 4 minutos

Saúde insuficiente, educação ruim, empregos em falta, violência em alta. Por décadas, esses foram considerados os maiores problemas do Brasil, segundo pesquisas de opinião. Nos últimos anos, porém, um novo grande problema veio para somar a essa lista. Embora o fantasma da corrupção assombre o país há séculos, é na esteira dos escândalos revelados pela Lava Jato que ele passa a integrar esse triste ranking.

A tendência ficou clara há três anos em pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Datafolha. Na ocasião, pela primeira vez a corrupção apareceu como

o maior problema do país, citada por 34% das pessoas. Os números variaram desde então. Em sondagens deste ano, oscilou entre o primeiro lugar (em abril, com 21%) e o terceiro (em setembro, com 14%).

Com a política no centro das atenções e no alto das páginas dos jornais, a sociedade deixa de levar em conta outras facetas. A corrupção também pode acontecer por agentes privados, por exemplo, por meio da aplicação de benefícios e vantagens indevidas a fornecedores.

A Bosch, membro da Transparência Internacional desde 1995, coloca em prática iniciativas para que seja atendido o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, além de proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Em 2008 a empresa criar área de compliancee, no mesmo ano, foi lançado um código de conduta, com normas que a empresa exige de si mesma, dos colaboradores, fornecedores, representantes e intermedários - na relação com governos.

No Brasil, regras adicionais foram elaboradas após a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (2013).

"Lançamos um novo regulamento sobre relações com órgãos governamentais que vale para toda a América Latina"

Harold Bouillon, diretor de compliance da Bosch para a região

Os funcionários estão sendo treinados sobre as novas normas. “Instruímos a sempre pedirem convite formal dos órgãos públicos antes de uma reunião. Esta deve ter pauta pré-definida e o funcionário nunca deve ir sozinho”, explica Bouillon. A norma para a América Latina chamou a atenção de unidades da empresa fora da região. “Não existe nada de parecido com isso que criamos aqui”.

A efetividade do atual sistema foi compreensivamente testada e confirmada por auditores externos em 2014. Independentemente disso, a Bosch decidiu por implementar uma série de medidas para fortalecer sua estrutura de compliance. Nisso se inclui uma ativa discussão sobre este tema entre gestores e colaboradores. O objetivo é evoluir para um sistema baseado primordialmente em valores, como diz a “We Are Bosch” – declaração da missão da empresa.