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Bosch no Brasil
História da empresa

Fases globais 1906-1925

O escritório de vendas da Bosch U.S. na cidade de Nova Iorque. 1908.

O astronômico decolar global da empresa novata foi duramente interrompido pela Primeira Guerra Mundial. Isso exigiu que a Bosch se transformasse e impulsionasse a inovação para lidar com os efeitos.

Desenho do selo do endereço das instalações da Bosch em Nova Iorque, datado de 1947.

Atravessando o lago — Lançamento nos Estados Unidos

Tudo começou com um anúncio do sistema de ignição nos jornais americanos, que gerou um milhão de dólares em pedidos para a Bosch em 1906, dobrando as vendas em um ano. Os negócios nos Estados Unidos foram tão bem sucedidos que, em 1912, a Bosch começou a fabricar seu produto de destaque em uma fábrica própria em Springfield, Massachusetts.

O sistema de ignição Bosch finalmente foi para os Estados Unidos. Esse anúncio de 1906 deu início ao sucesso da Bosch.
O sistema de ignição Bosch finalmente foi para os Estados Unidos. Esse anúncio de 1906 deu início ao sucesso da Bosch.
O escritório de vendas da Bosch U.S. na cidade de Nova Iorque. 1908. Para além da filial de Chicago, mais duas foram abertas, uma em São Francisco em 1909 e outra em Detroit, em 1910.
O escritório de vendas da Bosch U.S. na cidade de Nova Iorque. 1908. Para além da filial de Chicago, mais duas foram abertas, uma em São Francisco em 1909 e outra em Detroit, em 1910.
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88% — resultado da globalização

Por volta de 1910, a Bosch estava representada em todos os continentes. No Reino Unido, mais de 90 por cento dos automóveis estavam equipados com sistemas de ignição Bosch.
Por volta de 1910, a Bosch estava representada em todos os continentes. No Reino Unido, mais de 90 por cento dos automóveis estavam equipados com sistemas de ignição Bosch.

Além dos Estados Unidos, a Bosch começou a olhar para outros mercados ao redor do mundo. Com escritórios de vendas na África do Sul desde 1906, na Austrália desde 1907, na Argentina desde 1908, na China desde 1909 e no Japão desde 1911, a rede de representantes Bosch cobria todos os continentes. Em 1913, os negócios fora da Alemanha eram responsáveis por 88% das vendas da empresa.

Novos produtos – luz, geradores e motores de partida

Quando os automóveis começaram a ser objetos do dia-a-dia e mais velozes, exigiam maior segurança, foi então que a Bosch lançou produtos mais apropriados em 1913 e 1914. Além da “luz Bosch” — um sistema de iluminação elétrica que consistia em faróis, gerador, regulador e bateria para tornar a direção noturna mais segura. O motor de partida também ganhou mais confiança.

O automóvel que pertenceu ao último Czar da Rússia, um Delaunay-Belleville, tinha sistemas de iluminação e ignição, assim como ignição elétrica, fabricados pela Bosch.
O automóvel que pertenceu ao último Czar da Rússia, um Delaunay-Belleville, tinha sistemas de iluminação e ignição, assim como ignição elétrica, fabricados pela Bosch.
Sistema de iluminação automotiva em um Mercedes 10/25 HP com gerador, faróis e regulador (c. 1913).
Sistema de iluminação automotiva em um Mercedes 10/25 HP com gerador, faróis e regulador (c. 1913).
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Desenho dos soldados alemães da Primeira Guerra.

A catástrofe — a Primeira Guerra

Com o início da Guerra em 1914, de modo a minimizar o sofrimento, a Bosch imediatamente montou um hospital em uma nova ala que estava inicialmente destinada para a fabricação de faróis.
Com o início da Guerra em 1914, de modo a minimizar o sofrimento, a Bosch imediatamente montou um hospital em uma nova ala que estava inicialmente destinada para a fabricação de faróis.

Com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, todos os mercados estrangeiros desapareceram do dia para a noite, a pesquisa e o desenvolvimento foram interrompidos e a produção voltou-se para o armamento. Em vez de sistemas de ignições, a Bosch começou a fabricar detonadores para granadas. Cerca de metade da força de trabalho foi chamada para o serviço militar, e as mulheres assumiram o seu trabalho. Dos colaboradores recrutados para a guerra, 453 nunca voltaram.

Logotipo da Bosch

Esboço do novo logotipo (1918)

A nova marca mundial

Os escritórios de vendas e marcas foram apropriadas durante a Primeira Guerra Mundial. No entanto, a empresa adquirida pela Bosch nos estados Unidos continuou a utilizar marcas conhecidas Bosch para publicidade. Para evitar confusões, em 1918 o chefe de inovações Gottlob Honold desenhou uma logo marca, constituída por uma âncora em um círculo, que permanece ligada à Bosch até hoje.

Foto: Esboço do novo logotipo (1918)

Novo começo — contra toda a resistência

Após o final da guerra, em 1917, a renomada empresa limitada Robert Bosch AG, enfrentou enormes desafios. O retorno ao mercado mundial foi dificultado pelo aumento de concorrência e suas patentes foram revogadas. Mas, desistir não era uma opção. Contatos antigos foram refeitos e novos mercados se abriram. Ao mesmo tempo, a empresa focava em uma competência fundamental: a sede de inovação.

A construção e os testes eram executados a todo vapor nas instalações de iluminação em Feuerbach na década de 1920, de modo a alcançar rapidamente os avanços tecnológicos que a empresa perdeu por conta da guerra.
A construção e os testes eram executados a todo vapor nas instalações de iluminação em Feuerbach na década de 1920, de modo a alcançar rapidamente os avanços tecnológicos que a empresa perdeu por conta da guerra.
Juntamente com seu parceiro sueco de longa data, Fritz Egnell, em 1921 a Bosch fundou a AB Robo na Suíça para a venda de produtos Bosch na Escandinávia.
Juntamente com seu parceiro sueco de longa data, Fritz Egnell, em 1921 a Bosch fundou a AB Robo na Suíça para a venda de produtos Bosch na Escandinávia.
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Novos recursos automotivos – limpadores de para-brisa e buzina

As atividades interrompidas pela guerra são retomadas. A segurança num trânsito muito mais denso se tornou a força impulsionadora para os pesquisadores e desenvolvedores da Bosch. Faróis para motocicletas e bicicletas, a buzina da Bosch, os limpadores de para-brisa e a ignição alimentada por bateria foram acrescentados ao portfólio de produtos em 1926.

Design perfeito criado pelo departamento de engenharia e muito barulho para abrir caminho – a buzina da Bosch (1921)
Design perfeito criado pelo departamento de engenharia e muito barulho para abrir caminho – a buzina da Bosch (1921)
Depois de o sistema de iluminação da Bosch ter sido adotado com sucesso nos veículos, no início da década de 1920, a empresa direcionou-se para as motocicletas, como esta máquina indiana em 1921.
Depois de o sistema de iluminação da Bosch ter sido adotado com sucesso nos veículos, no início da década de 1920, a empresa direcionou-se para as motocicletas, como esta máquina indiana em 1921.
A visão nítida em um dia de chuva era uma precaução de segurança vital. A Bosch resolveu isso com os limpadores de para-brisa a partir de 1926.
A visão nítida em um dia de chuva era uma precaução de segurança vital. A Bosch resolveu isso com os limpadores de para-brisa a partir de 1926.
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Bosch Car Service

A lanterna de serviço da Bosch se tornou uma das características inconfundíveis das oficinas.

Serviço padronizado de atendimento ao cliente em todo mundo

Uma rede de oficinas mecânicas para reparos e instalações, todas padronizadas, já não era um conceito novo. Isso já existia nos Estados Unidos antes da guerra. Em 1921, a Bosch lançou as oficinas “Bosch Car Service” fora da Alemanha, o conceito se espalhou tão rápido que em 1930 já havia 2750 oficinas em 70 países, o que ajudou a tornar o nome Bosch conhecido por todo o mundo.

Foto: A marca Bosch Service se tornou-se distinta das demais oficinas

Processos fabris ininterruptos – produção na linha de montagem

Tornava-se cada vez mais claro que a concorrência estava alcançando a qualidade Bosch e ao mesmo tempo, fabricando mais rápido e de forma mais econômica. Uma razão para isso eram as linhas de montagem, que a Bosch também começou a introduzir gradualmente a partir de 1925. Onde antes demorava-se 50 dias para fabricar um sistema completo de ignição, a linha de montagem reduziu esse tempo para apenas cinco dias.

Produção de faróis na Bosch antes da produção em linhas de montagem (1925).
Produção de faróis na Bosch antes da produção em linhas de montagem (1925).
Produção de faróis na Bosch após a transição para a produção em linhas de montagem (1926).
Produção de faróis na Bosch após a transição para a produção em linhas de montagem (1926).
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