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História da corporação

O começo 1886–1905

10 minutos de leitura

A história da Bosch começa com várias etapas. O primeiro para independência, depois para o mercado automotivo e, fora da Alemanha, para o chão de fábrica dos maiores fabricantes.

Desenho de curvas direcionadas para cima, um homem (Robert Bosch)andando nelas em direção ao alto.

"Um caos" — o começo

Os anos de aprendiz e operário despertaram um desejo precoce em Robert Bosch de se tornar autônomo. Em 1886, ele abriu uma “Oficina de Mecânica de Precisão e Engenharia Elétrica”em Stuttgart. Os primeiros anos foram marcados por altos e baixos e foi apenas em meados da década de 1890 que as coisas decolaram rapidamente e não pararam mais.

Em novembro de 1886, Robert Bosch mudou – se para sua primeira oficina na zona leste de Stuttgard com um operário e um mensageiro.
Em novembro de 1886, Robert Bosch mudou – se para sua primeira oficina na zona leste de Stuttgard com um operário e um mensageiro.
Como os clientes achavam que a oficina estava escondida no fundo do pátio, Bosch colocou uma placa da empresa em 1890.
Como os clientes achavam que a oficina estava escondida no fundo do pátio, Bosch colocou uma placa da empresa em 1890.

Os primeiros produtos e serviços

Robert Bosch fazia todo tipo de trabalho de engenharia mecânica e elétrica de precisão que aparecia, desde a instalação de sistemas telefônicos até alarmes. Quando lhe pediram para construir um dispositivo de ignição para um motor estacionário de acordo com um projeto existente, ele o melhorou e abriu caminho para a produção de ignição.

Bosch se ofereceu para instalar um indicador de nível de água remoto em 1896.
Robert Bosch se ofereceu para instalar um indicador de nível de água remoto em 1896.
O mecanismo de contato em um indicador de nível de água remoto necessitava de uma fabricação precisa para que o dispositivo pudesse comunicar o nível de água a uma distância relativamente grande até a base.
O mecanismo de contato em um indicador de nível de água remoto necessitava de uma fabricação precisa para que o dispositivo pudesse comunicar o nível de água a uma distância relativamente grande até a base.
Apesar de ser um produto relativamente exótico, várias máquinas de escrever para cegos foram produzidas nas oficinas da Bosch durante as primeiras duas décadas.
Apesar de ser um produto relativamente exótico, várias máquinas de escrever para cegos foram produzidas nas oficinas da Bosch durante as primeiras duas décadas.
Desenho mostrando o desenvolvimento da ignição por magneto.

A faísca que fez tudo acontecer – o sistema de ignição.

A partir de 1897, Robert Bosch começou a instalar dispositivos de ignição de melhor design em automóveis e tornou–se o único fornecedor de ignição verdadeiramente confiável. Em 1902, o engenheiro-chefe da Bosch, Gottlob Honold, apresentou uma solução ainda melhor: o sistema de ignição de alta tensão com vela de ignição. Esse produto abriu caminho para a Bosch se tornar um fornecedor líder mundial no mercado automotivo.

A reprodução de um dispositivo de ignição por magneto de baixa voltagem em 1887 viu Bosch começar a explorar a ignição de misturas de combustível.
A reprodução de um dispositivo de ignição por magneto de baixa voltagem em 1887 viu Bosch começar a explorar a ignição de misturas de combustível.
A ignição por magneto para automóveis foi utilizada pela primeira vez por um veículo de três rodas De Dion-Bouton em 1897. Foram necessários muitos testes até o produto funcionar perfeitamente.
A ignição por magneto para automóveis foi utilizada pela primeira vez por um veículo de três rodas De Dion-Bouton em 1897. Foram necessários muitos testes até o produto funcionar perfeitamente.
A conquista derradeira se deu quando um fornecedor automotivo veio com o sistema de ignição por magneto de alta tensão, que a Bosch registrou para patente em 1902.
A conquista derradeira se deu quando um fornecedor automotivo veio com o sistema de ignição por magneto de alta tensão, que a Bosch registrou para patente em 1902.
O primeiro sistema de ignição por magneto de alta voltagem da Bosch, tipo Hdh, com vela de ignição (1902)
O primeiro sistema de ignição por magneto de alta voltagem da Bosch, tipo Hdh, com vela de ignição (1902)

Gottlob Honold

Foto: Gottlob Honold (1901)

O chefe inovador com os instintos certos

"Quando Honold finalizou o projeto de um novo produto e passou para a fase de fabricação, o mundo Bosch ficou na expectativa pelo seu lançamento no mercado".

Foi assim que Robert Bosch homenageou seu chefe de engenharia de muitos anos, que começou a trabalhar para ele como aprendiz. Além do sistema de ignição de alta tensão, ele também foi o brilhante criador dos sistemas de iluminação, motores de partida e buzinas, contribuindo para o portfólio de produtos Bosch — até sua morte em 1923.

Foto: Gottlob Honold (1901)

Proprietário — a primeira fábrica

Robert Bosch já havia se mudado várias vezes antes de decidir construir uma fábrica. Ele tinha, inicialmente, planejado alugar um ou mais andares de um prédio, mas não foi o caso. Pelo contrário, a fábrica da Bosch construída em 1901, continuou se expandindo para prédios vizinhos.

Construído inteiramente de concreto reforçado, o edifício da primeira fábrica era muito avançado para 1900, mesmo tendo uma fachada renascentista.
Construído inteiramente de concreto reforçado, o edifício da primeira fábrica era muito avançado para 1900, mesmo tendo uma fachada renascentista.
Alguns dos colaboradores da Bosch se reuniram nos degraus do pátio da nova fábrica para uma foto em grupo, em 1901.
Alguns dos colaboradores da Bosch se reuniram nos degraus do pátio da nova fábrica para uma foto em grupo, em 1901.
Os colaboradores enrolavam a bobina de ignição dos dispositivos de ignição por magneto de forma completamente manual em um enrolamento de armadura em 1900.
Os colaboradores enrolavam a bobina de ignição dos dispositivos de ignição por magneto de forma completamente manual em um enrolamento de armadura em 1900.
A fábrica da Bosch cresceu, em poucos anos, de um único edifício fabril para uma instalação de tamanho considerável (1905).
A fábrica da Bosch cresceu, em poucos anos, de um único edifício fabril para uma instalação de tamanho considerável (1905).
Desenho de um automóvel histórico com passageiros e sinalização urbana dizendo "Londres".

Um passo em direção ao mundo — primeiros escritórios de vendas

“…A presença na Grã-Bretanha…” — esse era, há muito tempo um desejo do Robert Bosch. Em 1898, junto com o inglês Frederic Simms, ele fundou em Londres seu primeiro escritório fora da Alemanha. Este foi o primeiro passo rumo ao mercado mundial e novos escritórios de vendas começaram a surgir rapidamente em outros países da Europa.

A Magnetos Simms Bosch instalou seu primeiro escritório de vendas na Store Street, Londres, em 1898. No ano seguinte, em Paris, foi aberto outro escritório de vendas.
A Magnetos Simms Bosch instalou seu primeiro escritório de vendas na Store Street, Londres, em 1898. No ano seguinte, em Paris, foi aberto outro escritório de vendas.

Magnetos de Paris — primeira produção no exterior

Depois do Reino Unido, a França era o maior mercado de vendas europeu de automóveis. A Bosch começou a operar ali uma empresa subsidiária em 1899. Os negócios na filial de Paris não podiam ter sido melhores que, a partir de 1905, foi capaz de atender a demanda de sistemas de ignição produzidos em suas próprias instalações com vista para a torre Eiffel.

Questões alfandegárias e longas rotas de transporte, fizeram com que Robert Bosch começasse a fabricar em Paris em 1905.
Questões alfandegárias e longas rotas de transporte, fizeram com que Robert Bosch começasse a fabricar em Paris em 1905.

Automobilismo — a primeira propaganda

Perto da virada do século, a primeira grande corrida automotiva mundial aconteceu — foi uma chance para as montadoras e fornecedores do setor mostrarem suas proezas. O belga Camille Jenatzy levou um Mercedes à vitória na Copa Gordon Bennett na Irlanda, em 1903 — graças em parte, ao sistema de ignição Bosch, que resistiu às mais severas condições.

O belga Camille Jenatzy ganhou a Copa Gordon Bennett na Irlanda, em 1903, em um Mercedes equipado com sistema de ignição Bosch.
O belga Camille Jenatzy ganhou a Copa Gordon Bennett na Irlanda, em 1903, em um Mercedes equipado com sistema de ignição Bosch.
Com sua barba e cabelo vermelhos e seu casaco empoeirado vermelho vivo, Jenatzy se tornou um ícone de propaganda. Ele publicitou o sistema de ignição da Bosch até 1918 como "Diabo Vermelho".
Com sua barba e cabelo vermelhos e seu casaco empoeirado vermelho vivo, Jenatzy se tornou um ícone de propaganda. Ele publicitou o sistema de ignição da Bosch até 1918 como "Diabo Vermelho".