mineração

Mineração na era digital

As inovadoras soluções Bosch para a mineração
de hoje e do futuro

O setor da mineração na
América Latina

A demanda global faz da mineração um segmento estratégico para diversos países. Brasil, Chile, México e Peru, por exemplo, são grandes produtores de minérios, concentrando 85% das exportações de toda a América Latina e Caribe. Desde 1970, a extração de minerais cresceu 600%, chegando a 3,97 bilhões de toneladas em 2017. O investimento no segmento também é grande: foram injetados 171 bilhões de dólares entre 2003 e 2017, apesar de uma pequena queda nos últimos cinco anos.

Essa recente diminuição, porém, não tira o peso do setor para a economia da região. Só no Chile, por exemplo, a previsão de investimento para os próximos 10 anos chega a 60 bilhões de dólares. O país foi responsável por 23% das exportações em toda a América Latina e Caribe entre 2015 e 2017. O grande destaque é o cobre, já que o Chile concentra 21% de toda a reserva mundial do mineral.

no Brasil, segundo informações do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a indústria mineral é composta por mais de 10 mil empresas que empregam acima de 2 milhões de trabalhadores e são exemplos internacionais de competitividade e qualidade empresarial. O setor corresponde a 16,8% do PIB Industrial do país,

com um volume de produção de mais de 2 bilhões de toneladas por ano. Em 2017, foram US$ 28,3 bilhões em exportações e mais de 400 milhões de toneladas movimentadas nos portos brasileiros.

Entretanto, o sucesso do setor passa por desafios relacionados à segurança, eficiência energética, aumento de produtividade, redução de custos operacionais e, naturalmente, preservação do meio ambiente.

Para lidar com essas questões, a tecnologia é essencial. E no contexto da 4ª Revolução Industrial, a Mineração 4.0 ganha cada vez mais espaço.

Com seu DNA de inovação, a Bosch, uma líder mundial em soluções para a Internet das Coisas (IoT), trás para o setor da mineração soluções inovadoras para tornar as minas cada vez mais conectadas, seguras e eficientes.

A Bosch estará na EXPOSIBRAM, uma das maiores feiras do setor, de 9 a 12 Setembro de 2019.

Compartilhe isso no: